Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2011

Escolha de novo líder desagrada setores da Câmara

A escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para a liderança do governo no Congresso desagradou deputados do PMDB. Antes ocupado por Mendes Ribeiro (PMDB-RS), havia a expectativa que o cargo permanecesse com o partido e fosse ocupado por um deputado e não por um senador.

O líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou, no entanto, que deverá haver um rodízio e Pimentel deve ser substituído em breve. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a entregar a liderança no ano que vem para um deputado peemedebista.

"O Temer [vice-presidente, Michel Temer] disse que a presidente fará esse rodízio. Já estamos em setembro, então eu achei razoável", disse Alves.

Deputados ouvidos pela Folha disseram que a escolha de Pimentel traz mais um problema para o Congresso. A avaliação é que pode haver algum tipo de retaliação em votações importantes, como a do projeto de regulamentação da emenda 29 --que trata de recursos para a saúde-- e a emenda constitucional da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Ribeiro havia assumido a liderança do governo no Congresso após uma disputa interna com colegas peemedebistas. No mês passado, ele deixou o posto para assumir o Ministério da Agricultura com a saída de Wagner Rossi, envolvido em suspeitas de irregularidades na pasta.

Apesar do clima ruim na Câmara, o senador José Pimentel (PT-CE) descartou qualquer mal-estar com o PMDB. Para o petista, a base aliada da presidente Dilma Rousseff tem "maturidade" para costurar acordos e ceder espaços.
 

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Baixo crescimento da economia afeta a arrecadação de impostos

Em junho, o governo arrecadou R$ 85,6 bilhões, uma queda de 1% ante o mesmo mês do ano passado e o pior resultado mensal desde março 

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial acelera para 0,86% em janeiro, mostra IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, acelerou para 0,86% em janeiro,

Deixe seu Comentário:

=