Publicado por Redação em Dental - 18/10/2012
Entenda como ser doador de dentes
Todo dente pode ser doado para o Banco, seja ele sadio, cariado, amarelado, restaurado, de leite ou adulto. O importante é conscientizar as crianças para serem doadoras no futuro.
É difícil ter a compreensão de que o dente é um órgão. E assim como o rim, o coração ou os olhos, não deve ser descartado no lixo. As faculdades recebem essas doações, usadas para pesquisa e estudo. A Faculdade de Odontologia da USP - FOUSP - foi pioneira no Banco de Dentes Humanos e recebe doações de diferentes locais do Brasil. Hoje a coleção é de, aproximadamente, 10 mil peças.
Por mais que o número pareça grande, os dentes são um recurso cada vez mais escasso. O ideal seriam 30 peças estudadas por aluno, mas a média tem sido de 11 dentes por aluno. “Hoje recebemos entre 40 e 50 dentes decíduos por mês, o ideal seria 200”, diz José Carlos Imparato, professor da faculdade e idealizador do banco.
Antes de existir o Banco de Dentes, os alunos compravam as peças no mercado negro ou de outros dentistas. Segundo Imparato, o importante é conscientizar as crianças para serem doadoras de dentes no futuro.
Pesquisas
As células-tronco da polpa dos dentes de leite, que a criança troca entre 6 e 12 anos, é cobiçada entre os cientistas. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP usa o material para reconstituir neurônios para o tratamento de autismo. No Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, testes com animais estudam a regeneração de ossos. Já a faculdade de Odontologia da universidade estuda a reconstrução do tecido dentário que revolucionaria tratamentos de cáries e periodontites.
Biobanco
A FOUSP idealiza o primeiro Biobanco do Brasil. A ideia é que cada novo dente que entre no banco seja rastreado e colocado no sistema. Assim, é possível saber de onde veio a peça. Isso muda quando se fala em pesquisa. Ao saber o histórico do dente, os estudos ganham mais precisão e legitimidade.
Como doar
Todo dente pode ser doado para o Banco, seja ele sadio, cariado, amarelado, restaurado, de leite ou adulto. As doações podem ser feitas pelo correio, de qualquer lugar do país. Basta encaminhar as peças para a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, SP, CEP 05508-900. Lembre-se que os dentes devem ser lavados com água e sabão e colocados em sacos plásticos ou em um pote.
Fonte: Terra