Publicado por Redação em Dental - 11/04/2013

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço. Os dentes do siso permanecem sob a gengiva ou erupcionam fora de alinhamento com o resto dos dentes. Dentes do siso abaixo da linha da gengiva pode causar dor, inchaço e até empurrar outros dentes.

Quando um dente do siso ou qualquer outro dente é extraído, podem ocorrer complicações pós-cirúrgicas, entre as quais: infecção, amortecimento do lábio inferior ou da língua devido a dano no nervo, rigidez mandibular e alvéolos secos. Após a extração, forma-se um coágulo na cavidade do osso antes ocupado pelo dente (alvéolo) que recobre a área até sua cicatrização. O alvéolo seco ocorre quando o coágulo sanguíneo se desfaz ou se desloca e os ossos e nervos ficam expostos.
 
Os primeiros cinco dias, ou mais, após a extração são muito importantes. É nesse período que a incidência da alveolite é mais elevada. Normalmente, o alvéolo seco é muito doloroso. Se você acha que está sofrendo desse problema, entre em contato com seu dentista imediatamente para agendar uma consulta.
 
O dentista vai lavar o alvéolo vazio, remover detritos e aplicar curativos para proteger a área e diminuir a dor ou desconforto. Ele pode também receitar um antibiótico, para evitar a infecção do alvéolo, e até mesmo um analgésico para evitar que você sinta a dor.
 
Além disso, o dentista pode lhe dar alguns conselhos sobre o que comer ou beber e como irrigar a área do alvéolo. O repouso é importante durante os 7 a 10 dias para agilizar a cicatrização. Seu dentista deve marcar outra consulta para monitorar a cicatrização e ver como você está sentindo.
 
Conteúdo oferecido pela © 2012 Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Existe uma maneira correta de escovar os dentes, saiba qual é

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.

Dental, por Redação

Hálito pode revelar doenças cardíacas e câncer

Novas pesquisas na área da saúde avançam para diagnosticar doenças pelo hálito. Muito mais que apenas o mau cheiro, conhecido como halitose, moléculas presentes na boca podem indicar insuficiência cardíaca, câncer no estômago, além de problemas bucais como gengivite.

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre saúde bucal

À medida que saem novos estudos sobre tratamento e prevenções de doenças, a conscientização sobre saúde bucal cresce. Muitas pessoas seguem à risca sua rotina de higiene diária

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=