Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/05/2012
Empresas do mercado de seguros comemoram resultados
Em linha com a política global de sua matriz, a Zurich Seguros montou, no Brasil, uma área dedicada exclusivamente ao ramo de Vida e Previdência que, em pouco mais de um ano de operação, já colhe frutos. De acordo com a seguradora, a receita registrada pelo setor, em 2011, foi de R$ 245,9 milhões, o que representa um crescimento de 63% em comparação ao ano anterior.
“Mesmo em um ano em que fizemos pesados investimentos em equipe, estrutura, tecnologia e marketing, obtivemos um resultado positivo de R$ 5,4 milhões, o que mostra a força de nossa estratégia e da proposta de valor da Zurich para o Brasil”, afirma Richard Vinhosa, CEO de Vida e Previdência da seguradora no Brasil.
O balanço do ano passado aponta, ainda, um crescimento de 389% em novas vendas e reservas técnicas de R$ 261,03 milhões. Em 2011, a área de Vida e Previdência da companhia contratou 132 pessoas, totalizando uma equipe de cerca de 250 colaboradores. “O investimento em capital humano e back office não se deu apenas por meio de contratações e de nosso novo prédio. Investimos fortemente no treinamento e na motivação de nossa equipe, assim como no desenvolvimento de plataformas tecnológicas adequadas à nossa expansão. Lançamos também nossa primeira campanha publicitária de massa, tornando nossa marca mais conhecida do público em geral”, explica o executivo.
De acordo com a seguradora, a operação do segmento é divida em pilares de distribuição – Corretores, Bancassurance, Afinidades e Canal Corporativo –, cada um com uma equipe própria e especializada. O pilar Corretores, que distribui produtos em parceria com corretores de seguros de todos os portes, já conta com mais de 8 mil profissionais cadastrados e pontos de atendimento em 31 localidades em todo o País. Com isso, a área obteve, em 2011, um volume de prêmios de R$ 101,4 milhões, 82% a mais do que em 2010.
“Em 2012, pretendemos expandir ainda mais nossa presença geográfica, abrindo 15 novas unidades próprias. Os corretores são nossos principais parceiros e queremos atendê-los de forma bastante próxima, reconhecendo sua valiosa contribuição”, ressalta o CEO de Vida e Previdência.
O resultado trimestral do Grupo Bradesco Seguros – que apresentou faturamento de R$ 9,418 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta – também foi influenciado pelo crescimento em todas as linhas de produtos e negócios, entre eles os segmentos de Vida e Previdência.
As evoluções registradas no período foram de 25,60% no VGBL; 13,73% em contribuição de Previdência; 23,85% em Vida; 13,12% em Auto/RE e Demais Ramos; 22,50% em Capitalização; e 15,92% em Saúde.
O Grupo Bradesco Seguros informou, ainda, que o seu lucro líquido no 1º trimestre de 2012 foi de R$ 905 milhões, o que representa uma evolução de 18,92% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa atualmente contabiliza 40,785 milhões de clientes entre segurados, participantes de planos de previdência complementar aberta e portadores de títulos de capitalização. O crescimento foi de 10,2% em comparação a 2011.
Fonte: www.revistasegurototal.com.br