Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/06/2011
Empresas devem repassar alta dos custos provocada pela inflação ao consumidor
SÃO PAULO – A alta dos preços ainda não chegou por completo aos consumidores, na avaliação das empresas dos setores industrial, comercial, de serviços e das instituições financeiras. Tanto é que a maior parte das 1 mil empresas consultadas pela Serasa Experian afirmou que os custos mais altos devem ser parcialmente repassados para os preços de seus produtos no próximo trimestre.
De acordo com a pesquisa de Expectativa Empresarial para o terceiro trimestre deste ano, divulgada nesta terça-feira (21), a inflação está impactando nos custos dos negócios para 66% dos empresários consultados. Os executivos da indústria são os mais afetados: 77% deles afirmaram que a alta dos preços está pressionando os custos.
Nos setores do Comércio, 69% dos empresários afirmaram o mesmo; em Serviços, 64% concordaram com os impactos; e 60% das instituições financeiras também afirmaram que a inflação está elevando os custos dos seus negócios.
Diante disso, parte desses impactos ainda deve ser repassada aos consumidores. As instituições financeiras afirmaram que ainda não repassaram o aumento desses custos, mas que irão fazê-lo. Os empresários do setor de serviços estão divididos entre repassar ou não esses custos.
Impactos da inflação por setor
Considerando o porte das empresas, a pesquisa mostra que as grandes se dizem mais afetadas pela inflação: 69% delas afirmaram que as altas dos preços têm elevado os custos de seus negócios. Entre as médias e pequenas empresas, 67% disseram o mesmo.
Por região, 79% dos empresários do Sul afirmaram que estão sendo afetados pela alta dos preços. No Centro-Oeste, 68% afirmaram o mesmo, no Nordeste, o percentual alcança os 64%, no Sudeste, os 63%, e no Norte, 45% afirmaram que sentem esse impacto.
Crédito
A pesquisa mostra ainda que, na avaliação dos empresários, o crédito para as pessoas físicas deve crescer ou se manter nos próximos três meses. Do total de empresas ouvidas, 46% acreditam que a oferta de crédito crescerá e 44% afirmaram que ela se manterá no mesmo nível em que está hoje.
Na comparação com o segundo trimestre, os resultados apontam para uma queda no otimismo dos empresários nesse quesito. Na última pesquisa, 48% apostavam no aumento do crédito e 31% na manutenção.
Fonte: web.infomoney.com.br | 21.06.11