Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/04/2012

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros. Ao menos é isso o que revela o relatório IBR (International Business Report) 2012, divulgado na última segunda-feira (9) pela Grant Thornton International.

De acordo com o levantamento, 86% dos consultados afirmaram estar otimistas com a economia brasileira para os próximos 12 meses. O nível de otimismo é tanto, que chegou a aumentar 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre pesquisado, fazendo com que o Brasil alcançasse a segunda posição no ranking global, que avaliou 11.500 empresas  de 40 economias mundiais.

“O governo tem mostrado que a política fiscal e monetária tem seguido na mesma linha, cada uma cumprindo com seus compromissos. A única preocupação no momento é com o ritmo de crescimento, porém, ainda assim, isso não afeta as perspectivas das companhias no País”, avalia o responsável pelo IBR na América Latina, Javier Martinez.

Os mais otimistas
Entre os empresários que avaliam a economia com mais otimismo, a liderança fica com o Peru (90%), seguido de Emirados Árabes (84%), Filipinas (82%), Geórgia (78%), Índia (74%), Chile (68%), Alemanha (64%) e México (62%).

Já com relação aos países em que o percentual de executivos costuma ser mais otimista, a Tailândia se destaca, pois lá as perspectivas para a economia eram negativas até o último trimestre de 2011 (-52%) e o nível de otimismo cresceu 60 p.p., passando para 8% no primeiro trimestre desse ano.

Outros que também se destacaram foram a Finlândia, onde o índice aumentou 50 p.p., de -48% para 2%, e a Turquia, que registrou uma alta de 40 pontos.

No Bric
Na América Latina, o otimismo também aumentou em relação ao último trimestre (+12 p.p), atingindo 73%. Na sequência, os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram uma elevação de sete pontos percentuais, na comparação com o quarto trimestre de 2011, atingindo 41%.

E por último, porém não menos otimista, a América do Norte também se destacou, apresentando uma alta de 41 p.p. no primeiro trimestre desse ano, passando para 47%.

“Até mesmo na Zona do Euro o sentimento de otimismo entre os empresários foi maior. A região registrou uma elevação de 12 p.p. de executivos com boas perspectivas, passando o índice de -16%, para -4%”, detalhou a Grant Thorton.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Copom deve subir juro para 8,5% ao ano nesta quarta, esperam analistas

Juro maior busca controlar inflação e pode aliviar pressão sobre o câmbio. Entretanto, também pode ter impacto no crescimento da economia brasileira.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsões de inflação e PIB para 2012

Após semanas de estimativa de alta, as instituições financeiras reduziram a previsão de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação, para este ano, de 5,28% para 5,27%.

Notícias Gerais, por Redação

Ainda não comprou o presente de Natal? Saiba como fazer uma boa compra

No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos.

Deixe seu Comentário:

=