Publicado por Redação em Dental - 21/03/2014

Empresa de saúde mais lucrativa do Brasil explora o sorriso

O desejo dos brasileiros de ter um belo sorriso está tornando a Odontoprev, fornecedora de planos odontológicos, a mais lucrativa empresa de serviços de saúde nos países em desenvolvimento.

A empresa registrará um retorno de 32,2 por cento sobre o patrimônio nos próximos 12 meses, o maior entre 186 pares dos mercados emergentes, de acordo com estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg. A renda média ajustada aumentou 29 por cento para 188 milhões de reais (US$ 80 milhões) no ano passado em meio a um incentivo para objetivar empresas menores e estabelecer parcerias com bancos que vendem seguros diretamente aos indivíduos.

O Brasil tem mais dentistas per capita que qualquer outro país do mundo. Isso reduz o preço dos serviços e faz com que os planos sejam mais acessíveis para cada vez mais pessoas das 40 milhões que saíram da pobreza na última década. Embora a assistência médica particular continue fora do alcance da maioria dos brasileiros, uma baixa recorde do desemprego está estimulando as empresas a adicionarem benefícios como a cobertura odontológica para atrair e reter os trabalhadores.

“Os brasileiros são conhecidos internacionalmente como pessoas alegres, que gostam de sorrir”, disse Mauro Figueiredo, presidente da Odontoprev, em entrevista na sede da companhia, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. “A nova classe média quer mostrar pelos dentes que a sua situação financeira melhorou”.


Mescla de produtos
Uma joint venture entre a Odontoprev e a unidade de seguros do Banco do Brasil SA está programada para começar a operar no segundo trimestre, de acordo com Figueiredo. O Banco Bradesco SA, acionista majoritário da prestadora de serviços odontológicos, vende apólices através de suas agências desde 2009.

“O Bradesco e o Banco do Brasil têm uma penetração imensa no país e podem vender o produto como uma parte das suas atividades de rotina”, disse Figueiredo.

O foco da empresa em vender planos odontológicos a indivíduos e a empresas menores ajudará a aumentar a receita nos próximos anos ao alcançar uma base de clientes maior e praticamente inexplorada, disse Pedro Zabeu, analista do Banco Fator SA.


Aumento da concorrência
“Não há nenhuma outra empresa vendendo planos dentais individuais e para pequenas e médias empresas", disse Zabeu, que tem uma recomendação equivalente a compra para a ação, com preço-alvo de R$ 11. "Existe uma grande demanda a ser atendida e os preços desses planos também são mais altos do que os dos produtos para grandes empresas”.

Embora a Odontoprev possa ter uma vantagem agora, ainda é cedo para afirmar que essa estratégia ajudará a aumentar os lucros no longo prazo, disse Mário Bernardes Júnior, analista do Banco do Brasil SA em São Paulo, que diminuiu sua recomendação de comprar para manter no dia 25 de fevereiro.

"A concorrência está crescendo, já que mais administradoras de planos de saúde estão começando a vender planos dentais também", disse Bernardes em entrevista pelo telefone de São Paulo. "Os brasileiros estão cuidando mais dos dentes, mas podem cortar esse gasto se por acaso a sua situação financeira piorar."


‘Muito otimistas’
Em um país onde a maioria dos empregos é oferecida pelos setores de serviços, características como um bom sorriso e a aparência física podem ser necessárias para conseguir ou manter um trabalho, de acordo com Alexander Edmonds, professor de antropologia da Universidade de Edimburgo e autor do livro “Pretty Modern: Beauty, Sex and Plastic Surgery in Brazil”.

As normas culturais devem continuar favorecendo a Odontoprev, disse Bill Mann, diretor de investimentos da Motley Fool Asset Management em Alexandria, Virgínia, que administra US$ 600 milhões, incluindo ações da Odontoprev.

“Estamos muito otimistas no longo prazo em relação ao aumento da incidência de brasileiros com seguro odontológico”, disse Mann por telefone. “É algo muitas vezes visto como opcional em vez de básico em termos de cobertura, diferente do que ocorre nos EUA. Isso está mudando”.

Fonte: http://seguros-se.blogspot.com.br


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