Publicado por Redação em Mercado - 17/08/2022
Empresa contrata funcionários com mais de 45 anos e absenteísmo despenca
A CTC, empresa de tecnologia com 1.300 funcionários, iniciou um projeto de inclusão etária para reverter a alta do absenteísmo, que chegou a 23% durante a pandemia. “Ao observar os dados da companhia, verificamos que o indicador próximo de zero ou menor que 1% era de funcionários com idade acima de 45 anos”, afirma Valter Lima, CEO da empresa.
A partir desse diagnóstico, a CTC criou, junto com a Comissão de Diversidade, um projeto-piloto para contratar profissionais de 45 a 71 anos para apoiar o teleatendimento de um determinado cliente da companhia. Com a equipe mista, a rotatividade caiu de 37%, em maio de 2020, para 6%. O absenteísmo foi de 23% para 4%.
Em 2019, todos os 113 funcionários dessa área eram jovens de 20 e 26 anos. Atualmente, 20% da equipe tem entre 20 e 29 anos; 40%, de 30 a 44 anos; e 40%, de 45 a 71 anos.
Diante dos números positivos, a CTC pretende estender o projeto para outras equipes. “A mudança refletiu em maior produtividade e melhores resultados”, afirma Valter. E a área de recrutamento e seleção já adotou esse novo olhar. “Vamos testar cada vez mais a contratação de pessoas com mais de 45 anos em nossos diversos departamentos”, diz o executivo.
Qualificação
Com a chegada de mais profissionais maduros, a CTC reformulou também suas práticas de treinamento, criando, na plataforma de ensino online, conteúdos voltados ao público com mais de 45 anos. E a duração da qualificação inicial para os cargos também mudou, passando de 11 para 22 dias.
“Atualizamos nosso treinamento de forma a preparar pessoas com formações distintas, mas que tivessem comprometimento e facilidade de relacionamento com o cliente. E passamos a entrevistar candidatos que já possuíam experiência com SAC, preparando-os para possibilitá-los a atender o produto tecnicamente, conforme nossa necessidade”, afirma Valter.
Fonte: Você RH