Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/12/2013

Emprego na indústria sobe 0,1% em outubro e cai 1,7% em um ano

O emprego na indústria brasileira subiu 0,1 por cento em outubro na comparação com setembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (11).

A leve alta interrompeu uma sequência de cinco quedas seguidas do indicador. Entre maio e setembro, o emprego na indústria tinha acumulado baixa de 1,8%.

Na comparação com outubro de 2012, o total de pessoas ocupadas na indústria registrou queda de 1,7%. O contingente de trabalhadores diminuiu em 12 dos 14 locais pesquisados.

Trata-se do 25º resultado negativo consecutivo neste tipo de comparação, e a queda mais intensa desde setembro de 2012 (quando caiu 1,9% na comparação com setembro de 2011).

De janeiro a outubro de 2013, o emprego na indústria teve redução de 1%, com taxas negativas em 11 dos 14 locais pesquisados.

Comparando-se outubro deste ano com o mesmo período do ano passado, 13 das 18 atividades industriais pesquisadas tiveram queda no pessoal ocupado, com destaque para produtos de metal (-5,7%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-5,1%), máquinas e equipamentos (-3,5%) e calçados e couro (-5,2%).

O número de horas pagas cresceu entre setembro e outubro (0,3%) e caiu nas demais comparações: outubro de 2013/outubro de 2012 (-2%), acumulado no ano (-1,1%) e acumulado de 12 meses (-1,1%).

Já a folha de pagamento real caiu na comparação com setembro (-0,8%) e aumentou com relação a outubro de 2012 (1,2%), no acumulado do ano (2,3%) e no acumulado de 12 meses (3,7%).

Fonte: www.uol.com.br (Com Agência Brasil)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê manutenção da taxa básica de juros nesta semana

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza a última reunião do ano, analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) acreditam que os membros do colegiado vão manter a taxa básica de juros, a Selic, em 7,25% ao ano, o menor patamar da história.

Notícias Gerais, por Redação

G20 confirmará empréstimo ao FMI apesar de atraso em reforma

Os líderes das principais economias do mundo estão prontas para confirmar que farão novos empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para combater a crise, apesar de algumas nações emergentes estarem frustradas com o ritmo lento de conquista de mais poder no credor global.

Deixe seu Comentário:

=