Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/09/2013
Economistas voltam a subir a previsão de crescimento da economia no ano
Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) para o Boletim Focus voltaram a aumentar a previsão de crescimento da economia no ano. De acordo com o levantamento, o PIB do país deve crescer 2,40% em 2013, ante previsão anterior de 2,35%.
Na sexta-feira (13), o BC divulgou a prévia do PIB (IBC-Br) de julho, que apontou queda de 0,33% na comparação com junho. O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.
Juros
A previsão dos economistas para a Selic, taxa de juros oficial da economia, neste ano e no próximo ficou em 9,75%.
Para a reunião de outubro do Comitê de Política Monetária (Copom), a perspectiva é de nova alta de 0,5 ponto percentual. A última reunião deste ano ocorre em novembro.
Por outro lado, a mediana das estimativas do Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções nesse período, indica um aperto monetário ainda maior. A projeção para este ano e para 2014 é que a Selic fique em 10%, inalterado ante a pesquisa anterior.
Inflação
Em relação à inflação, os economistas consultados no Focus deixaram inalterada a projeção para este ano em 5,82%, segundo a mediana das projeções. Para os próximos 12 meses, entretanto, houve elevação pela 11ª semana seguida, a 6,21%, ante 6,13%.
De olho no impacto da valorização recente do dólar sobre os preços, o mercado aguarda na sexta-feira a divulgação dos dados de setembro do IPCA-15.
Dólar
A previsão para a taxa de câmbio teve uma ligeira redução nesta semana, passando de R$ 2,36 para R$ 2,35, segundo o BC.
Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)