Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/12/2013

Economia recua 0,5% no 3º trimestre, pior resultado em mais de 4 anos

A economia brasileira caiu 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. É o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2009, durante o auge da crise global, quando houve retração de 1,6% (na comparação com o trimestre anterior).

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, subiu 2,2%. Em reais, o PIB (Produto Interno Bruto) alcançou a marca de R$ 1,21 trilhão.

A agropecuária teve o pior resultado, com queda de 3,5% em relação ao segundo trimestre. A indústria também sofreu e  ficou praticamente estável, com leve alta de 0,1%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o IBGE, a formação bruta de capital fixo (investimentos como construção civil, máquinas e equipamentos), recuou 2,2% no terceiro trimestre diante do trimestre anterior. É o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2012 (-2,7%).

O governo da presidente Dilma Rousseff assumiu o discurso de que os investimentos serão o principal motor da economia brasileira, tendo como pano de fundo as concessões de infraestrutura e logística já feitas e programadas para o próximo ano.

O IBGE revisou para cima o crescimento do PIB no segundo trimestre deste ano. Inicialmente havia sido divulgado que a economia brasileira tinha crescido 1,5% em relação ao trimestre anterior. Agora o novo dado é alta de 1,8%.

O instituto também mudou para cima o PIB de 2012: foi de 0,9% para 1%.

 

Agropecuária cai 3,5%; indústria e serviços ficam estáveis no trimestre

Na comparação do 3º trimestre com o 2º trimestre deste ano, o destaque negativo entre os principais setores da economia foi a agropecuária.

Depois de ter subido 3,9% no trimestre passado e ajudado a impulsionar o resultado positivo do PIB, a atividade registrou recuo de 3,5% entre julho e setembro.

Já a indústria e os serviços mantiveram-se praticamente estáveis, com leve alta de 0,1% cada.

 

Indústria e serviços crescem em relação ao ano passado

Quando se compara o 3º trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado, os setores produtivos tiveram resultados melhores.

A indústria cresceu 1,9%, com resultados positivos em todas as atividades que compõem o setor. A construção civil também cresceu 2,4%.

O setor de serviços cresceu 2,2%; todas as atividades que o compõem tiveram variação positiva.

Apenas a agropecuária registrou recuo nesta comparação, caindo 1%.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Copom deve subir juro para 8,5% ao ano nesta quarta, esperam analistas

Juro maior busca controlar inflação e pode aliviar pressão sobre o câmbio. Entretanto, também pode ter impacto no crescimento da economia brasileira.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar do mau humor externo, Ibovespa tenta se manter em alta nesta manhã

Na contramão do mau humor internacional, por conta de dados decepcionantes sobre a economia dos Estados Unidos, a bolsa brasileira abre em campo positivo no pregão desta quarta-feira (15).

Notícias Gerais, por Redação

Mantega reduz de novo projeção para crescimento

O ministro Guido Mantega (Fazenda) voltou ontem a diminuir sua projeção de crescimento do Brasil em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Demanda por crédito empresarial cresce 9,1% em janeiro, diz Serasa

A demanda empresarial por crédito cresceu 9,1% em janeiro ante dezembro do ano passado. O resultado é a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta quarta-feira. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 3,6%.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa cede 2,2% com nervosismo por Grécia; dólar vale R$ 1,73

A decisão surpreendente da Grécia abala os mercados mundiais na manhã desta terça-feira, com ênfase nas Bolsas europeias, mas também com fortes repercussões em Nova York e São Paulo. No epicentro da crise, a Bolsa de Atenas desaba 7%.

Deixe seu Comentário:

=