Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/07/2015

Economia fica quase estável em maio e cai 4,75% em um ano, diz BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), ficou quase estável em maio em comparação a abril, com leve alta de 0,03%, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta sexta-feira (17). A comparação é feita já descontando as diferenças sazonais entre os meses de abril e maio.

Na comparação com maio de 2014, o indicador teve queda de 4,75%.

A leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters, de alta de 0,2% segundo a mediana de 20 projeções que variaram de queda de 0,7% a alta de 0,92%.

O resultado mostra melhora diante da queda de 0,88% em abril na mesma base de comparação, em dado revisado para baixo pelo BC após divulgação anterior de recuo de 0,84%.

Do começo do ano até maio, o indicador acumula queda de 2,64% e mostra perda de 1,68% em 12 meses, em números dessazonalizados.

Contexto

O resultado em maio foi positivamente impactado pela alta de 0,6% na produção industrial do país no mês sobre abril, em um desempenho inesperado que interrompeu três meses de queda.

Por outro lado, as vendas no varejo brasileiro caíram 0,9% em maio, no pior desempenho para o mês em 14 anos e muito abaixo das expectativas.

Fonte: Uol Economia


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Gestão sustentável reduz custos das empresas

Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição.

Notícias Gerais, por Redação

5 dicas para lidar com os fornecedores da sua empresa

Seja na indústria ou no comércio, o bom relacionamento com os clientes e fornecedores é essencial para o sucesso do negócio.

Notícias Gerais, por Redação

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com pacto, crise econômica na UE continua a gerar tensão

Uma semana depois que 26 países da União Europeia (UE) concordaram em adotar uma política fiscal unificada, com o objetivo de tentar salvar as economias do bloco e preservar o euro, os temores de um colapso financeiro persistem, com os principais líderes do continente buscando soluções para a crise, em meio a instabilidade política e no mercado.

Deixe seu Comentário:

=