Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/01/2014

Economia brasileira encolhe 0,31% em novembro, segundo índice do BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, apontou para uma retração de 0,31% da economia brasileira em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17).

O resultado foi pior do que a média das estimativas de analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que sugeriam uma queda de 0,1% na atividade econômica. A alta de outubro foi revisada de 0,77% para 0,71%.

Em comparação com novembro de 2012, o IBC-BR registrou alta de 1,94%. No acumulado do ano, a atividade econômica medida pelo BC registra alta de 2,8%.
Produção industrial foi destaque de queda

O destaque negativo de novembro ficou para a produção industrial, que recuou 0,2% sobre outubro, interrompendo três meses seguidos de alta.

A categoria que mais recuou foi a de Bens de Capital, uma medida de investimento, que mostrou retração de 2,6% sobre outubro, quebrando uma sequência de três altas seguidas. Mas, sobre novembro de 2012, a categoria teve expansão de 9,6%.

Já a categoria Bens Intermediários apresentou alta mensal de 1,2% em novembro, a maior desde agosto de 2012 (+2,1%), segundo o IBGE. Sobre um ano antes, essa atividade mostrou expansão de 1,3% em novembro.

De acordo com pesquisa da agência de notícias Reuters, que ouviu 26 analistas, a expectativa era de que a produção industrial recuasse 1,05% em novembro contra outubro.

Por outro lado, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,7%, o nono resultado positivo consecutivo.


IBC-BR

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Fonte: www.uol.com.br (Com agências)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 400 pessoas participam do 2º Encontro de Resseguro

Diversas autoridades discutem temas estratégicos do mercado. IRB e Jorge Hilário são homenageados

Notícias Gerais, por Redação

Fundo de pensão do servidor deve começar a vigorar em 1º de janeiro

Após reunião com o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, afirmou que o fundo de previdência complementar do servidor (Funpresp) já poderá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Número de empreendedores individuais no país já chega a 2,5 milhões

O número de trabalhadores por conta própria formalizados no país já ultrapassou a marca de dois milhões e meio de pessoas. A formalização, que acontece por meio da inscrição no programa Empreendedor Individual,

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008,

Deixe seu Comentário:

=