Publicado por Suporte AW em Previdência Corporate - 15/04/2011

Economia brasileira cresceu 0,7% em fevereiro, segundo a Serasa Experian

SÃO PAULO - A economia brasileira cresceu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano, já descontadas as influências sazonais, segundo o indicador Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta quarta-feira (23).

Levando em consideração a atividade pelo lado da demanda agregada, o crescimento registrado no período foi impulsionado pelo avanço de 0,9% do consumo e de 8,5% dos investimentos. Em janeiro, esses componentes da demanda marcaram taxas de 0,7% e -6,0%, respectivamente.

Já pela perspectiva da oferta agregada, o principal destaque ficou por conta da indústria, que teve crescimento 3,9% e "foi o princpal motor do crescimento econômico no segundo mês de 2011". Ao mesmo tempo, os serviços avançaram 0,7% e o setor agropecuário, 0,4%.

Na comparação com janeiro de 2010, o crescimento econômico brasileiro no mês atingiu 6,5%, conforme os dados da Serasa Experian. No acumulado dos 12 meses encerrados no segundo mês deste ano, o crescimento econômico atingiu 7,1% - em janeiro, a taxa era de 7,3%.

Consumo segue elevado
Segundo os economistas da Serasa Experian, "o ritmo de desaquecimento da economia é ainda incipiente, mesmo porque vem afetando muito pouco o consumo privado". Como exemplo disso, é citada a taxa anual de crescimento do consumo das famílias, que passou de 7,0% ao final do ano passado para 8,8% no acmulado do primeiro bimestre deste ano.

Desta forma, a expectativa dos economistas é de que o Governo venha a promover mais medidas no sentido de reduzir o ritmo de expansão econômica, "recolocando a trajetória futura da inflação em compatibilidade com as mestas estabelecidas".

Fonte: web.infomoney.com.br | 15.04.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Fim do fator previdenciário valerá para futuros trabalhadores, diz deputado

O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), disse que o governo vai propor o fim do fator previdenciário (PL 3299/08) apenas para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria por idade, períodos urbano e rural

As leis previdenciárias, assim com a legislação em geral, evoluem com a sociedade. No que se refere à Previdência Social, benefícios antigos dão lugar a novos e a legislação previdenciária aplicada à área rural vem evoluindo nas últimas duas décadas.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresce 25% ao ano

Com a estabilidade da economia e crescimento do emprego e da renda no Brasil, o mercado de previdência privada aberta apresentou um grande crescimento, passando de pouco mais de R$ 3,09 bilhões em patrimônio líquido para R$ 206,3 bilhões, no período de dez anos encerrado em agosto de 2011 A evolução nos últimos anos tem sido de 25% ao ano.

Deixe seu Comentário:

=