Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/01/2014

É melhor: INSS ou Previdência Privada?

A dúvida de muitos profissionais autônomos (que também se estende a outros trabalhadores), se o INSS é menos vantajoso do que os planos de previdência privada, se dá devido a falta de credibilidade do sistema regido pelo Ministério da Previdência Social e também pelas possíveis mudanças das regras de aposentadoria.

Mas, segundo o professor da Universidade FUMEC, André Pires de Miranda, a contribuição para o INSS ainda é uma grande oportunidade de sustentabilidade na aposentadoria. Tudo isso devido aos benefícios sociais associados ao INSS: auxílio-doença, salário maternidade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, dentre outros.

O professor afirma que além dos benefícios sociais, ainda há uma vantagem econômica, se comparado aos atuais planos de previdência privada comercializados no mercado.

“Um contribuinte, do sexo masculino, que iniciou sua vida profissional aos 20 anos, terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição aos 55 anos. Caso o benefício dele seja de um salário mínimo, ele recupera o valor investido em 37 meses”, explica André Pires.

Pelas contas do professor, se a contribuinte for mulher e também estiver na modalidade tempo de contribuição, a recuperação do investimento será feita em 45 meses.

Os cálculos do educador apontam que para um valor de benefício equivalente ou próximo do teto máximo, o tempo de recuperação se estende para 78 ou 86 meses, com ganho econômico equivalente a 1,77 ou 2,0 vezes o valor total da contribuição.

Caso o cidadão contribua para um plano de previdência complementar, iniciando também aos 20 anos, mantendo-se o mesmo tempo de contribuição para o INSS, isto é, 30 ou 35 anos, com os mesmos valores pagos ao Instituto, o tempo de retorno do investimento seria de aproximadamente 264/266 meses sem qualquer ganho econômico em nenhuma das possibilidades analisadas.

Para André Pires de Miranda “o cidadão, mesmo com as limitações do INSS, não deve desprezar o INSS já que os resultados indicam que é um excelente plano de previdência”, finaliza.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Com atraso, INSS libera consulta ao novo valor da aposentadoria

Com atraso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera nesta segunda-feira (21), a consulta ao novo valor da aposentadoria. O beneficiário que quiser saber para quanto subiu sua grana recebida do governo deve acessar o site da Previdência - veja o passo a passo no quadro abaixo.

Previdência Corporate, por Redação

Itaú incentiva previdência para educar jovens

O fundo de previdência para jovens do Itaú, o First, cresceu 31% nos últimos doze meses e alcançou R$ 1,5 bilhão em volume de recursos. É o principal produto que a instituição financeira está incentivando para pais formarem a poupança dos filhos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência tem 2ª melhor arrecadação da série histórica

A Previdência Social registrou, no mês de abril, a segunda melhor arrecadação da série histórica (excluindo os meses de dezembro, quando há impacto do 13º salário) do setor urbano.

Previdência Corporate, por Redação

Acordo previdenciário entre Brasil e Japão entra em vigor nesta sexta

O acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão passou a valer nesta sexta-feira (16). A medida beneficiará 230 mil brasileiros que residem no Japão e 80 mil cidadãos japoneses que vivem no Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar para os servidores da União só deve ser votada pelo Senado em 2012

A fim de antecipar a discussão no Senado da proposta que cria o fundo de previdência complementar para os servidores da União, os ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, se reuniram nesta quinta-feira (8) com o presidente José Sarney, e líderes partidários.

Deixe seu Comentário:

=