Publicado por Redação em Vida em Grupo - 04/10/2011

Do dia 4 a 7 de outubro, Tribunal de Justiça do Acre promove semana de conciliação do Seguro DPVAT

O novo  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça do Acre, irá promover cerca de 600 audiências de conciliação envolvendo o Seguro DPVAT, em Rio Branco. O atendimento começa hoje e terminará na sexta-feira, dia 07/10/2011.  Os cidadãos que receberam a comunicação do Tribunal de Justiça sobre os encontros devem comparecer às audiências. Conciliadores,  peritos médicos e advogados, participarão das nove bancas previstas. De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT – administradora do Seguro – a semana é uma oportunidade para solucionar o processo. “Iniciativas como essa são importantes para agilizar o sistema judiciário e auxiliar a vítima a receber seu seguro de maneira mais ágil, visto que avaliamos o processo na hora e o pagamento é feito em até trinta dias”, afirma.

No Brasil, todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, passageiro ou motorista, tem direito ao Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam por terra ou por asfalto, como carros, caminhões, ônibus e motocicletas.  As situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. O Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas, por não conhecerem as facilidades do acesso ao seguro, recorrem à Justiça para receber os valores, tornando o processo, que normalmente leva 30 dias após a entrega dos documentos, mais demorado. O processo judicial dura em média até 04 anos para ser finalizado.

A Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro, tem se mobilizado, em parceria com Tribunais de Justiça de vários Estados brasileiros, para resolver essas questões judiciais e reduzir o número de ações que envolvem o Seguro DPVAT. Só no ano de 2010, mais de 9.000 beneficiários receberam suas indenizações após a celebração de acordos formalizados através de campanhas de conciliação.

Em Rio Branco, os benefícios do seguro DPVAT são oferecidos gratuitamente aos cidadãos em cinco postos de atendimentos, autorizados pela Seguradora Líder DPVAT. Tanto as vítimas de acidentes de trânsito resultantes em invalidez permanente ou com necessidade de reembolso de despesas médicas, como os herdeiros de vítimas fatais, podem solicitar gratuitamente o seguro DPVAT nesses locais .  É importante que os interessados fiquem atentos ao prazo para fazer os pedidos dos benefícios do seguro DPVAT que é de três anos a contar da data de ocorrência do acidente. Para não perder tempo e saber qual a documentação necessária para dar entrada no seu pedido, basta consultar o site www.dpvatseguro.com.br, através do link “saiba como solicitar a indenização”. Mais informações também podem ser obtidas por telefone, no número 0800 022 12 04.

O DPVAT é o único seguro no Brasil que dá cobertura à totalidade da população de um país, inclusive a visitantes estrangeiros que sejam vítimas de acidentes de trânsito dentro do território nacional. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde, para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país. 5% são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação exclusiva em programas destinados à prevenção de acidentes de trânsito. Os demais 50% indenizam vítimas de acidentes de trânsito que resultaram em invalidez  ou morte e reembolsa aqueles que tiveram despesas médicas comprovadas.

Fonte: http://www.cqcs.com.br | 04.10.11


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Quando vale a pena fazer um seguro de vida?

Como qualquer outro tipo de seguro, o seguro de vida cobre um risco. Enquanto o seguro de automóvel cobre o risco de você ter o carro roubado ou batido, o de vida cobre risco de você vir a falecer e deixar alguém desamparado financeiramente.

Vida em Grupo, por Redação

Proposta institui auxílio-funeral para famílias de segurados da Previdência

A Câmara analisa proposta que institui o pagamento de auxílio-funeral para segurados do regime geral da Previdência Social que recebam até R$ 862,60 mensais. Pela proposta, o benefício, a ser pago ao executor do funeral, não deverá exceder o salário mínimo vigente.

Deixe seu Comentário:

=