Publicado por Redação em Dental - 27/03/2015

Dicas para seu clareamento durar de 2 a 3 anos

Uma boa higienização, cuidados alimentares e truques com o canudinho ajudam a manter os dentes mais brancos por mais tempo.

Quanto mais branco fica um dente, mais bem sucedido é um clareamento dental. No entanto, a durabilidade e a beleza dessa nova cor não dependem apenas do profissional nem da qualidade do procedimento, mas dos cuidados pós-tratamento que devem ser tomados nos meses seguintes.

Para Alex Ozelin, cirurgião-dentista especializado em periodontia e estética odontológica, da clínica Ozelin, os alimentos com alto grau de pigmentação são os principais inimigos dos dentes brancos. “Alimentos e bebidas como beterraba, molhos vermelhos, shoyo, vinho tinto e café possuem uma alta concentração de corante e, por isso, mancham os dentes com mais facilidade”, diz o especialista.

Mas, segundo Alex, eles não são devem ser cortados do cardápio totalmente, pois cada um tem sua função para a saúde do corpo. “Por isso, indico que sejam consumidos de forma reduzida, evitados nas primeiras 48 horas após o tratamento estético quando o dente ainda está sensível”.


 

Outras dicas

Porém, existem alguns truques que podem ser feitos para amenizar os efeitos desse tipo de alimento. Tomar algumas dessas bebidas com canudinho evita o contato direto dos corantes com ou esmalte dos dentes. Também ajuda intercalar o consumo delas com um copo de água, enxaguando e eliminado da boca essas substâncias.
“Mas o mais importante é fazer uma boa higienização bucal sempre depois de consumi-los. Caso isso não seja possível, costumo pedir aos meus pacientes que ao menos façam um bom bochecho com água pura depois da refeição”, diz Alex.

E muito cuidado com o tipo de pasta de dente que você vai usar. Cremes dentais e enxaguantes coloridos contêm corantes e também podem manchar os dentes. Já o uso de pastas com compostos que prometem clarear os dentes podem ajudar, pois mantêm o branco por mais tempo, uma vez que conseguem bloquear um pouco a ação dos fatores externos, como o contato com os alimentos pigmentados e a nicotina.

Cigarro e mais um malefício

Manter-se longe do cigarro também é uma boa dica para quem quer fazer o clareamento dental durar mais. “A nicotina presente neles impregna nos dentes favorecendo seu escurecimento (amarelamento)”, diz Alex.

Além disso, um estudo de doutorado defendido na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) revelou que além da nicotina, a fumaça do cigarro também pode afetar o esmalte e as estruturas dentais por causa do contato de sua alta temperatura com os dentes. Segundo a pesquisa, esse calor liberado pela fumaça é capaz de causar um sorriso amarelo.

Tempo de durabilidade

Embora pareçam cuidados simples, as dicas dadas pelo profissional podem fazer toda a diferença no resultado final. “Esse tratamento dura em média de 2 a 3 anos naqueles que tomaram os devidos cuidados. Já quem não se importou com a higienização nem com os hábitos alimentares, terá que refazer o clareamento anualmente para manter um bom resultado”, diz o especialista.

Fonte: Portal Terra - Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doenças periodontais podem estar ligadas à obesidade

Muitos médicos consideram que a obesidade é uma doença crônica. Sabe-se que os números relativos à obesidade estão aumentando nos Estados Unidos e que mais e mais jovens estão se tornando obesos devido à má-nutrição e hábitos pouco saudáveis.

Dental, por Redação

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema.

Dental, por Redação

Chiclete, maçã e canela combatem mau hálito; saiba reduzir o problema

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Deixe seu Comentário:

=