Os males da poluição para respiração e saúde
A descarga de poluentes na atmosfera pelas indústrias, o desmatamento de áreas verdes e a explosão do número de automóveis emissores de gases de carbono são alguns dos responsáveis pela péssima qualidade do ar nos centros urbanos, onde o crescimento urbano desordenado levou a uma atmosfera com níveis de gases e partículas acima dos considerados aceitáveis para a saúde humana.
Você precisa de ar puro
O problema é que precisamos de ar puro para viver bem! O ar respirado entra no seu corpo pela traquéia e brônquios, chegando nos alvéolos pulmonares, pequenas estruturas parecidas com cachos de uvas que são os responsáveis pela transferência de oxigênio do ar inspirado para o sangue e pela retirada do gás carbônico do sangue, subproduto de nossas reações químicas vitais.
Em outras palavras: o que você respira vai para o seu corpo e influenciará na sua saúde a médio e longo prazo.
Os riscos
O aparecimento ou o agravamento de doenças respiratórias como rinites, bronquites, alergias, enfisemas e até câncer de laringe e pulmão são possíveis riscos da exposição contínua ao ar poluído. Os dados são alarmantes: no Brasil 10% dos adultos e 15% das crianças têm asma ou bronquite, sendo o 4º país do mundo com maior número de casos de enfisema e bronquite crônica.
Como se prevenir?
Atividade física: Corra, pedale, nade, caminhe.. pratique esportes ou exercícios físicos: isso aumentará a sua capacidade respiratória e conseqüentemente o fluxo de ar nos pulmões!
Cigarro: Dispensa comentários! ao mesmo tempo que agride as vias aéreas é um enorme fator de risco para todo o tipo de doenças respiratórias.
Outra vilão do tabagismo é o reflexo sobre os fumantes passivos! os dados comprovam: filhos de pais fumantes apresentam 5 veze mais resfriados que os filhos de não fumantes.
Fonte: /blog.multivegetal.com