Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/06/2015
Dia Mundial do Doador de Sangue
Celebrado neste domingo, o Dia Mundial do Doador de Sangue teve a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância de que a doação pode salvar vidas.
Para celebrar a data os bancos de sangue de todo País organizaram eventos para agradecer e também incentivar novos doadores. O tema da campanha da OMS deste ano é “Obrigado por salvar minha vida”. O slogan “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”.
A campanha visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas pela doação de sangue. A ideia é motivar doadores regulares a continuar com o gesto e motivar pessoas saudáveis que nunca doaram a começar a fazê-lo.
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. “Todos sabem da necessidade e da importância deste ato. É preciso criar o habito de doar. Este é um ato seguro”, afirmou. O ministro acrescentou que o Ministério conseguiu expandir as idades mínima e máxima dos doadores o que possibilitou a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Atualmente são coletadas no País cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Fonte: O Diário.com