Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/06/2011
Depois da crise, consumidor bancário ficou mais exigente, mostra pesquisa
SÃO PAULO – Os consumidores estão mais dispostos em adquirir produtos e serviços de múltiplos fornecedores financeiros, aponta pesquisa da Accenture com 50 executivos dos maiores bancos do mundo.
Para compilar os dados, a consultoria também utilizou as informações sobre a satisfação dos consumidores e concluiu que após a crise financeira mundial eles ficaram mais voláteis e exigentes.
Ao todo, 46% dos consumidores do setor bancário afirmaram estar mais abertos para experimentarem produtos e serviços de diferentes prestadores. Outros 9% disseram que trocaram de prestador de serviço nos últimos 6 e 12 meses. Outros 13% afirmaram que pretendem trocar de prestador nos próximos 6 e 12 meses.
Para os executivos, o consumidor bancário quer qualidade do serviço e facilidade de realizar negócios com bancos. Eles acreditam que o consumidor considera essas características na hora de decidir trocar de fornecedor.
Experimentando
A pesquisa ainda aponta que 26% dos consumidores afirmaram que trocaram “parcialmente” de prestador de serviço, mantendo negócios com uma empresa, mas experimentando produtos de outras.
Outros 11% disseram que pretendem usar novos fornecedores no futuro.
Exigentes
A pesquisa aponta que os consumidores estão cada vez mais exigentes, pois eles buscam o atendimento perfeito, sem falhas na execução. A pesquisa concluiu que os consumidores querem ter a possibilidade de comparar produtos simples de forma independente.
Eles ainda procuram um banco que sabe quando o cliente quer uma orientação. A instituição que dá fácil acesso aos serviços e que acompanham os avanços tecnológicos também contam pontos.
Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11