Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/04/2013
Declaração de IR está disponível em aplicativo para celulares e tablets
O prédio da Receita Federal de São Paulo está vazio há menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Vinte anos atrás, o movimento era bem maior.
A rotina de pegar formulário, entregar manual, filas intermináveis, já virou história. O movimento nos guichês do prédio da Receita Federal acabou de vez há três anos, quando foram extintos formulários de papel. Todas as declarações são feitas via internet e, a partir desta segunda-feira (1), a Receita oferece uma ferramenta a mais: um aplicativo de tablet e celular, onde a gente pode preencher e enviar a declaração de Imposto de Renda.
“O objetivo é facilitar ainda mais a vida do contribuinte. Se ele não tem computador, mas tem o smartphone, pode fazer a declaração”, diz Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal. O Pessoa Física é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Neste primeiro ano de funcionamento, o sistema tem restrições.
Por exemplo, não pode ser usado por quem recebe rendimento de outras pessoas físicas, como os dentistas e os advogados. Não permite a impressão; por isso, é necessário enviar a declaração por e-mail para um computador. Também não é possível fazer a declaração retificador e não importa dados da declaração anterior.
Até agora, apenas 6 dos 26 milhões contribuintes do país enviaram os dados. Funcionário da Receita Federal há 33 anos, Luiz Monteiro explica que algumas coisas não mudam. “A maioria vai deixar para a última semana, como sempre fizeram”, afirma.
Fonte: g1.globo.com