Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/08/2011
CVM quer autorizar fundos a aplicarem em BDRs Nível I a partir de 2012
SÃO PAULO – A partir de 2012, BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil, de Nível 1 poderão passar a ser negociadas por fundos de investimentos.
Esse é o intuito da minuta pública da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que visa à mudança da instrução número 450, trazendo uma mudança gradual para que brasileiros possam aplicar no exterior. De acordo com o documento, porém, apenas investidores qualificados poderão aplicar nesses fundos – ou seja, quem já tem pelo menos R$ 300 mil administrados.
Exigência
Além do patrimônio exigido pela CVM, os fundos também terão que apresentar seus produtos que incluam as BDRs de forma clara, com a designação “Ações – BDR Nível I”.
A comissão também espera que o mercado contribua para que a instrução modificada entre em vigor até o ano que vem. Sugestões e comentários, que o órgão vai considerar como públicos, deverão ser enviados até 9 de setembro para a Superintendência de Desenvolvimento de Mercado (e-mail: audpublica1111@cvm.gov.br), que fica no endereço Rua Sete de Setembro, 111, 23º andar, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20050-901.
Patrocinadores
Atualmente, já são 30 programas de BDRs patrocinados que foram lançados na BM&F Bovespa. Para serem emitidos no País, os papéis têm que ser intermediados por instituições financeiras, e a bolsa as escolhe através de um processo de concorrência. O último processo foi vencido pelo Bradesco, que irá emitir 10 novos programas de BDRs. Além do Bradesco, outras duas instituições vão lançar 10 programas, somando ao todo 60 BDRs no mercado brasileiro.
Fonte: web.infomoney.com.br | 19.08.11