Publicado por Redação em Dental - 01/12/2011

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.
 
O programa está implantado em todas as escolas básicas e desdobradas da Capital, totalizando 36 unidades atendidas.
 
O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os governos federal e municipal, vem prevenindo as cáries e incentivando a escovação. Nas visitas às escolas, feitas por profissionais da saúde bucal, os alunos recebem kits de creme dental e escovas de dente. Projetos como esse vão continuar em 2012, uma vez que as secretarias de educação e saúde renovaram o convênio para atuarem conjuntamente no PSE.

Desde 2008, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido principalmente nas escolas básicas e desdobradas pertencentes à Secretaria de Educação de Florianópolis. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde integral dos alunos, divulgando informações educativas sobre os principais cuidados com o corpo e com a saúde do organismo.

Uma das coordenadoras do Programa Saúde na Escola, pela Secretaria de Educação em Florianópolis, Giorgia Wiggers, explica que a proposta é disseminar informações educativas entre as crianças, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para um desenvolvimento saudável e principalmente a aproximação entre os centros de saúde e as escolas. O trabalho conjunto está resultando em crianças mais saudáveis, conscientes e dispostas aos estudos.

“As atividades do PSE buscam educar os alunos para que eles aprendam a cuidar melhor do próprio corpo, adotando hábitos que contribuam para o seu crescimento saudável e também para a prevenção de inúmeras doenças. Criança saudável tem mais disposição e as possibilidades de aprendizagem são maiores”, destaca a coordenadora.

Fonte:http://www.portaldailha.com.br|01.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos

Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.

Dental, por Redação

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

Deixe seu Comentário:

=