Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/08/2012
Cresce número de beneficiários de planos no interior dos Estados
O número total de beneficiários no País atingiu 47,9 milhões. O destaque fica com o Estado de Pernambuco que, no interior, apresenta a segunda maior taxa de crescimento de beneficiários de planos
Número de beneficiários de planos de saúde no interior dos Estados aumenta, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). De acordo com o estudo realizado para as Regiões Metropolitanas (RM) dos Estados contemplados na PME/IBGE, o crescimento maior foi constatado no interior no primeiro trimestre em três dos seis Estados. Apenas a região interiorana de São Paulo apresentou queda de 1,0% frente à alta de 2,1% de sua RM.
Segundo o IESS, o destaque fica com o Estado de Pernambuco que, no interior, apresenta a segunda maior taxa de crescimento de beneficiários de planos de saúde entre os estados contemplados pela PME/IBGE, com expansão de 5,6% no período. Em parte, o resultado se deve ao desenvolvimento econômico das cidades próximas ao Porto de Suape, como Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, que têm atraído empresas e promovido crescimento da região. O Estado do Rio de Janeiro foi o que registrou a maior taxa de crescimento no interior.
Outro dado identificado pelo IESS revela que, pela primeira vez desde 2003, a faixa etária mais jovem (0 a 18 anos) apresentou retração na taxa de contratação anual. Com a queda de 2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011, o total de beneficiários nesta faixa de idade chegou a 11,6 milhões. Em contrapartida, o grupo que assinalou o maior crescimento no período, de 3,7%, foi o dos brasileiros entre 19 e 59 anos. A expansão elevou o número de beneficiários dessa faixa etária para 30,6 milhões. Já a população de beneficiários a partir de 59 anos, que corresponde a 5,7 milhões de usuários, cresceu 2,9% no acumulado de 12 meses encerrados em março de 2012.
O documento revela também que mais pessoas aderiram aos planos de saúde. Neste ano, o número de beneficiários atingiu 47,9 milhões, crescimento de 0,8% frente ao primeiro trimestre de 2011 e 2,2% no acumulado em 12 meses, encerrados em março de 2012.
Os dados constam no documento “Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar” e as análises são baseadas em informações divulgadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Fonte: saudeweb.com.br