Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/05/2012

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

O quadro doméstico ainda é positivo, com a carteira de crédito total devendo expandir 16,2% este ano, o que não representa uma mudança significativa em relação a projeção anterior, comenta Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Para ele, a taxa de inadimplência - estimada em 5,3% neste ano - não é um risco para a saúde do sistema bancário, embora esteja num patamar bastante elevado, o que dificulta uma recuperação um pouco mais rápida do crédito.

A expectativa é que se tenha uma retomada mais acentuada do crédito no longo prazo. "À medida que a condição econômica doméstica mostre melhora, devemos ver um aumento nas operações de crédito e redução da taxa de inadimplência", disse Sardenberg.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação em julho é a menor em três anos com queda no preço do transporte

A inflação oficial em julho ficou praticamente estável, com leve alta de 0,03%, depois de ter subido 0,26% em junho. É o menor resultado para o mês desde 2010 (quando tinha atingido 0,01%).

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos: quase um terço dos brasileiros espera retorno de até 25% este ano

Os brasileiros estão otimistas com as suas aplicações financeiras este ano. De acordo com a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores de 2012, realizada pela Franklin Templeton,

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa dispara após ação de bancos centrais; dólar cai

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) acompanha os mercados internacionais e opera em alta nesta quarta-feira após ação conjunta de bancos centrais para ampliar a liquidez e apoiar a economia global.

Deixe seu Comentário:

=