Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/06/2012
Corpo clínico deve saber lidar com tensão o tempo todo
Para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, um hospital que atenda alta complexidade, não permite a ocorrência de erros de comunicação
Se a maioria dos gestores acredita que para que um hospital cumpra os requisitos de qualidade e assistência de uma instituição de alta complexidade é necessário apenas possuir boa estrutura de atendimento, tecnologia adequada e equipe capacitada, para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, além destas características é preciso que o corpo clínico tenham habilidade em lidar com um ambiente de tensão o tempo todo.
“Em um cenário como o da alta complexidade não é possível a ocorrência de erros de comunicação. É necessário que as pessoas saibam resolver os problemas conversando pelo olhar”. Alcançar esse tipo de interação e comunicação pede treino e envolvimento entre as equipes. E é esse tipo de dinâmica que o Hospital 9 de Julho vem incentivando entre os seus colaboradores.
“Estamos trabalhando com equipes multidisciplinares, que têm o objetivo de enxergar o paciente de forma sistêmica e não isoladamente”.
Para isso, o 9 de Julho têm como uma das diretrizes mais fortes o bom relacionamento entre os colaboradores. “Promover o bom relacionamento entre os médicos proporciona redução de custos e torna o atendimento mais efetivo”.
No intuito de alcançar esses resultados, a instituição atua com iniciativas como o Grupo de Aperfeiçoamento Científico, que promove discussões de assuntos relacionados à rotina hospitalar, bem como um manual de boas práticas, compartilhamento de informações.
Acompanhar a performance dos colaboradores também está no escopo de ações do hospital. A diretora técnica do Hospital 9 de Julho, Regina Tranchesi, conta que um dos pilares do sucesso é fazer trabalho integrado.
E ressalta que o hospital zela pelo calor humano no atendimento. “Quando um indivíduo está doente, o hospital atende o paciente, seus familiares e amigos também. Esse público é muito exigente, por isso é preciso estar preparado para lidar com essa realidade”.
Fonte: saudeweb