Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/06/2011
Coreia do Sul pede ao Norte retomada da paz
O presidente sul-coreano Lee Myung-Bak pediu nesta segunda-feira à Coreia do Norte que siga "o caminho da paz", após uma série de ameaças do regime de Pyongyang, que na semana passada anunciou a renúncia a qualquer negociação com Seul.
"A Coreia do Norte deve acabar com a via do confronto e do conflito e tomar o caminho da paz e da prosperidade", disse Lee em um discurso por ocasião do Dia da Recordação.
"Para isto, seguiremos com nossos esforços sinceros e com paciência", acrescentou, durante uma cerimônia solene no cemitério nacional de Seul.
As duas Coreias passam por um momento de tensão, depois que o Norte ameaçou com represálias depois que a imprensa de Seul revelou que tropas sul-coreanas utilizavam fotos das principais autoridades norte-coreanas - Kim Il-Sung, fundador da República Popular e Democrática da Coreia, pai do atual dirigente, Kim Jong-Il, e o jovem Kim Jong-Un, que deve suceder o pai - como alvo nos exercícios de tiro.
O ministério da Defesa sul-coreano anunciou a proibição da prática, mas Pyongyang exigiu um pedido de desculas de Seul.
Antes mesmo da crise, a Coreia do Norte já havia anunciado uma renúncia a qualquer negociação com o Sul, além de ter ameaçado com represálias ante o que chamou de "guerra psicológica".
Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 06.06.11