Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 25/09/2015
Consumidor elogia setor de beleza e critica plano de saúde e telefonia
Os setores de planos de saúde e telefonia foram os que tiveram a pior avaliação por parte dos consumidores. A pesquisa avaliou os quesitos qualidade, capacidade de inovação e ética.
O levantamento foi feito em 132 municípios (sendo 21 capitais), contemplando regiões metropolitanas e cidades do interior. Foram realizadas 2.041 entrevistas, entre os dias 10 e 13 de agosto deste ano. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos,
O setor de higiene e beleza obteve nota 7,6 em qualidade, nota 7 em comportamento ético e 7,2 em capacidade de inovação, numa escala de notas de zero a dez. Sua média geral foi 7,3.
Já o setor com pior avaliação, o de telefonia, obteve média geral de 5,2 pontos (5 em qualidade, 4,9 em comportamento ético e 5,9 em capacidade de inovação).
A pesquisa mostrou que todos os doze setores têm uma imagem mais positiva entre os entrevistados de municípios do interior do país do que entre os habitantes de regiões metropolitanas.
Na região Nordeste, a categoria de aplicativos de celular recebeu a menor pontuação em termos de qualidade — o mesmo ocorrendo com as empresas de streaming.
Considerados apenas os consumidores efetivos de cada categoria de produto ou serviço, o setor de aplicativos lidera a lista de pessoas satisfeitas, com média 7,4 pontos. A seguir vêm as empresas de Higiene e Beleza (7,3), streaming (7,2), alimentos (7,2) e veículos (7,1). O último lugar ficou com o segmento de telefonia (5,2).
A pesquisa considerou os setores de higiene e beleza, veículos, alimentos, varejo, companhias aéreas, fabricantes de bebidas, bancos, cartão de crédito, telefonia, planos de saúde, fabricantes de aplicativos de celular e empresas de streaming.
Fonte: Valor Econômico