Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/05/2012
Conheça dez maneiras de prevenir o diabetes tipo 2
Cuidados com alimentação, prática de exercícios físicos, exames regulares e beber água estão entre as medidas sugeridas por endocrinologista
A taxa de diabéticos nas capitais brasileiras em 2011 foi de 5,6% da população, ficando em 5,2% entre os homens e 6% entre as mulheres, segundo dados da pesquisa Vigitel 2011 divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Entre os principais fatores de risco para a doença estão o excesso de peso e a obesidade, que cresceu 28% entre 2006 e 2011 no país.
— É de responsabilidade de cada um cuidar da própria saúde, com exames regulares, atenção à alimentação e pelo menos 30 minutos diários de caminhada. A população tem que entender que o diabetes tipo 2 começa na prateleira do supermercado com as compras do mês — diz o endocrinologista Tércio Rocha, que acredita em um futuro ainda pior: — Em cinco anos estes números podem triplicar e a doença vem acompanhada de infarto agudo, AVC e hipertensão.
Veja abaixo algumas dicas do endocrinologista para prevenir o diabetes tipo 2:
1. Procurar o médico e fazer os exames de sangue e urina.
2. Medir o perímetro abdominal: homens devem ter menos que 90cm, mulheres devem ter menos que 88cm.
3. Diminuir em 1/3 a ingestão de carboidratos simples com alto índice glicêmico como pães, doces, chocolates e frituras, por exemplo.
4. Aumentar a ingestão de verduras e legumes para que as fibras façam um filtro físico para outros alimentos.
5. Mastigar mais os alimentos para aumentar a saciedade.
6. Comer em mais de 15 minutos porque em menos que isso não dá tempo de o estômago enviar para o cérebro a mensagem de saciedade.
7. Tomar dois copos de água antes das refeições para não confundir sede com fome; beber água também estimula rins e intestino a varrer toxinas do organismo, o que diminui a fome.
8. Optar por água gelada: é melhor porque provoca a vasoconstricção e, com isso, o reflexo vagal, no qual o cérebro para de ser tentado com a vontade de comer, que é diferente da fome.
9. Caminhar pelo menos 30 minutos por dia.
10. Procurar especialistas como nutricionistas e endocrinologistas para cuidar da compulsão.
Fonte: oglobo