Publicado por Redação em Dental - 04/02/2013

Conheça a anatomia da boca

A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Os dentes cortam os alimentos em partes menores. A saliva lubrifica e dilui a comida, além de iniciar a digestão de carboidratos complexos. A língua é responsável por empurrar os alimentos para a faringe. 
 
É também na língua que o indivíduo sente o gosto dos alimentos, graças às papilas gustativas. “A língua é revestida por um epitélio especializado contendo ‘pequenos botões’ considerados receptores sensoriais de paladar”, explica Maria Cristina Zindel Deboni, professora da Faculdade de Odontologia da USP. Em cada região da língua – dorso e parte lateral – estes botões formam conjuntos responsáveis pela sensação de diferentes paladares: amargo na porção posterior do dorso da língua, o doce na ponta da língua, e, nas laterais, o sabor salgado e azedo.
 
Problema de espaço
Um adulto tem 32 dentes. A função dos quatros incisivos, que ficam na parte da frente da arcada, é cortar a comida. Por serem pontiagudos, os dois caninos servem para dilacerar e perfurar. Já os pré-molares molares cortam, esmagam e trituram o alimento.
 
Mas nem todas as bocas comportam esse número de dentes e funções. Muitas vezes é preciso extrair um ou mais dentes para garantir que a arcada fique alinhada e nenhuma função seja prejudicada. Isso ocorre com frequência com o terceiro molar, conhecido como dente do siso ou, ainda, dente do juízo. Eles são os últimos a nascerem e, por isso, podem não encontrar espaço suficiente para se acomodar no arco dentário. Outras vezes, dependendo da estrutura óssea da mandíbula, podem se acomodar e integrar o arco mastigatório. Porém há os casos em que estão bem posicionados e podem ser mantidos na boca. 
 
O importante é que a pessoa consiga fazer a higienização adequada deste dente. “Se o siso não for bem escovado, pode apresentar processos de cárie, infecção do canal, o que leva com frequência à extração”, explica Delboni.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista indica melhor tratamento para 3 casos de halitose

Sinusite constante, mau uso do fio dental e pouco fluxo salivar são alguns problemas de leitores que sofrem com o mau hálito e não sabem o que fazer

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

10 avanços que fazem a ida ao dentista ser mais prazerosa

Tudo bem que o consultório do dentista não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse o menos traumatizante possível para os pacientes.

Dental, por Redação

Rede de clínicas de odontologia planeja inaugurar 315 unidades em cinco anos

A rede de clínicas odontológicas Sorridents prepara-se para adotar um projeto de expansão que deve levar a empresa a fechar 2016 com 500 unidades -250 próprias e 250 franquias- e faturamento de R$ 700 milhões.

Deixe seu Comentário:

=