Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 02/07/2021
Confira 4 práticas para alavancar a gestão de pessoas de pequenas e médias empresas
Pesquisa da Universidade da Califórnia indica que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais que os demais — daí a preocupação com o bem-estar coletivo pelos departamentos de gestão de pessoas das organizações. Anualmente, o Programa de Certificação GPTW (Great Place To Work) analisa o nível de satisfação dos funcionários de empresas em todo o mundo em relação ao ambiente de trabalho. Ao final da pesquisa, é concedida uma certificação e um selo de qualidade àquelas que obtêm junto a uma amostra mínima de respondentes nota igual ou superior a 70. Ao receberem o selo, que tem duração de um ano, as empresas são consideradas um excelente lugar para trabalhar.
A Área Central, especialista e em gestão de centrais de negócios, conquistou em 2021, pela quarta vez consecutiva, o certificado concedido pela GPTW. “Quando acreditamos nas pessoas sabemos que caminhamos para uma direção de comprometimento e realização. E é isso que torna este momento tão especial”, comemora Jonatan da Costa, CEO e cofundador. Como aspectos que influenciam essa conquista, a empresa possui práticas de gestão de pessoas que valorizam o colaborador, como ações que oportunizam crescimento, além de um escritório com ambiente inovador e aconchegante.
Confira dicas para alavancar a gestão de pessoas de pequenas e médias empresas compartilhadas por Jonatan.
- Fortalecimento da cultura
O CEO acredita que a atenção voltada às pessoas faz da Área Central o que ela é. “Em nossa jornada, construímos uma cultura de pessoas para pessoas, um ambiente inovador, com transparência dos processos, com abertura para que todos tenham voz, e que se sintam produtivos e evoluídos. Todos estes são fatores que resultaram nessa conquista, fazendo jus ao certificado de melhores empresas para se trabalhar”, diz. A empresa, inclusive, contrata profissionais compatíveis com a cultura — os futuros colaboradores são selecionados por habilidades comportamentais, e depois pelas aptidões compatíveis com a função a ser exercida. “Uma pessoa alinhada com a cultura da empresa vai se desenvolver facilmente dentro do que o nosso negócio propõe”, explica.
- Desenvolvimento pessoal
A empresa possui como boa prática o Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), com a intenção de dar direcionamentos ao colaborador para sua evolução e jornada corporativa, proporcionar mais conhecimentos, desenvolver habilidades e alinhar as expectativas profissionais. A troca de feedbacks também é incentivada por meio de reuniões periódicas entre líderes e liderados, conhecidas como one-on-one ou 1:1.
- Engajamento
Os colaboradores da empresa também têm acesso a uma plataforma de engajamento em que é possível celebrar conquistas da equipe ou do profissional, registrar o humor no dia, enviar feedbacks, acompanhar o plano de desenvolvimento e acessar um ranking de engajamento com premiações. A plataforma é gamificada, incentivando a troca de feedbacks e reconhecimentos entre a equipe.
- Capacitação
A Área Central também promove a participação da equipe em eventos e especializações, para que o colaborador perceba o quanto a empresa se preocupa em evoluí-lo e inseri-lo cada vez mais no ecossistema de tecnologia. “Nós atuamos com discurso e prática de ‘pessoas para pessoas’, e elaboramos ações internas para ter o colaborador motivado ao exercer suas funções e contribuindo no crescimento da empresa”, finaliza Jonatan.
Fonte: Mundo RH