Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/03/2011
Confiança do consumidor recua 2% em março
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) - composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor – recuou 2,0% em março de 2011, contra fevereiro, ao passar de 122,6 pontos para 120,1 pontos, segundo informações divulgadas hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As avaliações sobre o momento atual pelo segundo mês consecutivo pouco se alteraram, mas as expectivas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos otimistas. Dentre os componentes do índice, o da Situação Atual (ISA) subiu 0,2%, ao passar de 144,7 pontos para 145,0 pontos e o Índice de Expectativas (IE) caiu 3,8%, ao passar de 111,0 para 106,8 pontos, abaixo da média histórica de 107,8 pontos.
A maior contribuição para a queda do ICC em março de 2011 foi dada pelo quesito que mede o grau de otimismo com a evolução da situação econômica geral nos seis meses seguintes. A proporção dos que preveem melhora reduziu-se de 30,9% para 29,2% enquanto a dos que projetam piora elevou-se de 17,0% para 21,3%.
"Apesar das expectativas menos otimistas, as avaliações sobre o momento atual da economia continuam sinalizando um grau elevado de satisfação por parte do consumidor brasileiro", destaca a pesquisa. A parcela de consumidores que consideram boa a situação econômica em sua cidade aumentou de 34,1% para 34,7%. Dos que dizem estar ruim, diminuiu de 18,1% para 17,3%.
Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 28.03.11