Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/11/2012

Confiança do Comércio evolui favoravelmente em outubro

Em outubro, pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas evoluiu favoravelmente. A média do trimestre findo em outubro ficou apenas 0,7% inferior à do mesmo período do ano anterior, contra uma queda de 3,1% observada em setembro na mesma base de comparação.

Entre setembro e outubro, o Indicador Trimestral do ICOM avançou de 128,0 para 130,6 pontos, nível próximo ao da média histórica, de 130,8 pontos. O resultado sinaliza que o setor entra o quarto trimestre de 2012 em ritmo aquecido. A evolução mostrou-se favorável nos cinco principais segmentos pesquisados.

No Varejo Restrito, a variação interanual passou de -2,3%, no trimestre findo em setembro, para -1,1%, em outubro de 2012; no Varejo Ampliado, as taxas evoluíram de -3,0% para -1,2% no mesmo período.

O segmento Veículos, motos e peças avançou pelo quinto mês consecutivo, ao passar de -2,7% para 0,3%, entre setembro e outubro; em Material para Construção, as variações passaram de -8,0% e -3,6%, respectivamente, no mesmo período. No Atacado, as taxas foram de -3,1% e 0,9%, respectivamente.

Houve avanço em 13 dos 17 segmentos pesquisados. No Varejo Restrito, segmento que mais avançara nos meses anteriores, houve melhora em cinco de nove segmentos; no Varejo Ampliado - que inclui Veículos, motos e peças e Material para Construção - em nove de 13 segmentos. Já o Atacado registrou melhora nos quatro segmentos pesquisados, mantendo a tendência de seguir com algum atraso os avanços do varejo.

O aumento relativo do ICOM decorreu, na percepção dos empresários do comércio, tanto em relação à demanda no momento atual quanto nas expectativas para os meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) médio do trimestre findo em outubro ficou 0,8% inferior ao do mesmo período do ano anterior; em setembro, a variação havia sido de -2,2% na mesma base de comparação. Na média do trimestre findo em outubro, 20,9% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 18,5%, como fraca. No mesmo período de 2011, estes percentuais haviam sido de 20,7% e 17,5%, respectivamente.

Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -3,7% para -0,5% no período. Os dois quesitos integrantes do IE-COM contribuíram na melhora da comparação interanual. O Indicador Trimestral das vendas nos três meses seguintes avançou de -2,9%, em setembro, para -0,4%, em outubro. Já o indicador da tendência dos negócios nos seis meses seguintes passou de -4,5% para -0,7%, no mesmo período.

 Fonte: JB


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Porto Alegre tem a temperatura mínima mais fria do ano nesta quinta-feira

Porto Alegre teve a menor temperatura do ano nesta quinta-feira: 1,4ºC, segundo o Inmet

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias têm forte alta após ações de BCs

As Bolsas europeias fecharam com fortes altas nesta quarta-feira, depois de que bancos centrais de importantes economias avançadas anunciaram uma ação conjunta para injetar liquidez no mercado financeiro global, afetado pela crise da dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Com oferta menor, etanol continuará caro

Os consumidores de etanol vão ficar afastados das bombas de abastecimento neste ano por um período maior do que no anterior.

Deixe seu Comentário:

=