Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/08/2011

Concorrência entre regiões preocupa relatores da MP que isenta tablets de tributos

SÃO PAULO -  Os benefícios fiscais para a produção de tablets no Brasil, previstos na Medida Provisória 534/2011, preocupa seus relatores, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), principalmente quando se trata da região amazônica.

O temor é que a isenção de impostos deixe o Pólo Industrial de Manaus - que tem regime tributário diferente para estimular a instalação de indústrias na região - com os mesmos incentivos de São Paulo, que tem muito mais atrativos para as empresas. Além da Zona Franca de Manaus, estão na mesma situaçao o pólo industrial da Bahia e o pólo de software do Rio Grande do Sul.

Segundo o senador, o objetivo é fazer os ajustes necessários para garantir competitividade no mercado a cada uma das regiões. "Não se pode ter um tratamento igual para situações desiguais. É preciso oferecer vantagens às regiões para que continuem competitivas dentro do País", afirmou Braga, segundo a Agência Senado.

Para Manuela, a fabricação de tablets será uma evolução tecnológica importante para o País e deve ser feita atendendo às demandas e necessidades do Brasil. A deputada defende que a oportunidade de crescimento não pode ser "desperdiçada" devido a disputas regionais.

Medida Provisória
No dia 23 de maio foi publicada a MP (Medida Provisória) 534/11, que dá incentivo fiscais aos tablets fabricados no Brasil, com o objetivo de diminuir os preços. A medida inclui esses dispositivos na chamada Lei do Bem e reduz de 9,25% para zero a incidência dos tributos PIS e Cofins sobre os tablets fabricados no Brasil.

A proposta também diminui a incidência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto sobre Importação.

Com os incentivos, os tablets nacionais devem ficar, em média, até 30% mais baratos do que os importados.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol

As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa tem forte queda por Grécia; ações da Petrobras desabam

As apreensões com a situação da Grécia pesam sobre os mercados financeiros no fechamento desta semana. A novela vivida pelo país tem novo capítulo, em meio ao adiamento da decisão de órgãos internacionais relativa à concessão de recursos adicionais para se evitar um calote grego.

Notícias Gerais, por Redação

Brics apostam na cooperação em fontes de energia renovável

Os cinco países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vão incentivar o desenvolvimento da energia eólica e solar, "ponto fundamental e inevitável pelo esgotamento das fósseis e dos problemas ambientais", declarou

Deixe seu Comentário:

=