Publicado por Redação em Previdência Corporate - 28/01/2013
Como começar a investir em previdência privada?
Dúvida do internauta: Trabalho em uma empresa privada e não possuo previdência privada. Gostaria de começar a investir em uma, com uma pequena parcela do meu salário por mês. Quais previdências privadas vocês indicariam e qual seria um percentual do salário bom para investir por mês?
Resposta de Fernando Meibak*:
É importante que você se preocupe com o futuro e tenha planos de investir recursos.
Os planos de previdência são um mecanismo de investimento de longo prazo. Os recursos por você depositados serão alocados em renda fixa e/ou renda variável pela instituição financeira administradora do plano. Os produtos de previdência privada destinados ao público em geral apresentam custos ainda muito elevados no Brasil. O principal custo é representado pela taxa de administração.
Há alguns jornais que divulgam dados sobre fundos diariamente. Neles você pode buscar o campo onde estão listados os fundos de previdência e avaliar as rentabilidades e taxas de administração dos fundos.
Há fundos administrados por boas instituições financeiras, com taxas de administração interessantes, ao redor de 1% ao ano. Não recomendo produtos que tenham mais que 1% de taxa anual. Nesses casos, é melhor você mesmo investir os recursos no longo prazo.
Quanto à pergunta final, de percentual do salário, respondo que depende da sua idade e das reservas já acumuladas. Uma regra simples: sua idade dividido por 2. Ou seja: se tem 30 anos, deve poupar mensalmente 15% do salário; se tem 40, poupe 20% do salário, e assim por diante.
Invista em seu futuro!
* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Fonte: exame.abril.com.br