Publicado por Redação em Dental - 05/11/2013

Comer queijo pode ajudar a evitar a cárie dental

Pesquisadores distribuíram aleatoriamente 68 participantes com idade entre 12 e 15 anos em quatro grupos: queijo, leite, iogurte sem açúcar e controle (parafina). Os participantes mastigaram ou bochecharam o alimento em teste por três minutos e depois enxaguaram a boca com água. Os pesquisadores mediram o pH da placa dental em quatro pontos na boca de cada participante antes do consumo e 10, 20 e 30 minutos após.

Os participantes nos grupos de leite, iogurte sem açúcar e parafina não apresentaram alterações significativas no pH da boca. O pH daqueles que comeram queijo, no entanto, aumentou rapidamente a cada intervalo, o que sugere que o queijo possui propriedades anticárie.

Um pH inferior a 5,5 expõe a pessoa a risco de erosão dental, processo que desgasta o esmalte do dente. ?Quanto mais acima de 5,5 for o pH, menor será a probabilidade de desenvolvimento de cárie?, explica Vipul Yadav, principal autor do estudo.

Os resultados do estudo mostram que a elevação do pH no grupo do queijo pode ter ocorrido por conta da produção aumentada da saliva, que pode ter sido causada pela mastigação. Além disso, vários compostos encontrados no queijo podem aderir ao esmalte dental e ajudar a proteger os dentes contra o ácido.

"Parece que os derivados do leite fazem bem à boca", diz o porta-voz da Academia de Odontologia Geral, Dr. Seung-Hee-Rhee. ?Os derivados do leite não são apenas uma alternativa aos lanches com carboidratos ou açúcar, eles também podem ser considerados como medida preventiva contra a cárie?

Fonte: http://www.wscom.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja qual o nível de escurecimento de seus dentes

No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos - cada situação pessoal é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Dental, por Redação

Saiba como as drogas prejudicam a saúde bucal

Dentre inúmeros prejuízos à cavidade bucal, o uso de tabaco, álcool e drogas alucinógenas contribuem para quadros de infecção, queimaduras da mucosa, halitose, erosão dentária e até câncer.

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=