Publicado por Redação em Dental - 18/12/2013

Com 5 passos é possível manter dentes saudáveis na velhice

Nunca é tarde para cuidar da saúde bucal. Ainda assim, o ideal é começar com esses cuidados desde a gravidez. Como esse conceito é relativamente novo, os idosos ainda sofrem com as consequências de uma vida de negligência com os dentes. Mas em apenas cinco passos, é possível ter uma relação saudável com sua boca na terceira idade.

Faça o autoexame
Nessa fase da vida, existe a possibilidade de surgirem lesões, decorrentes de próteses mal adaptadas ou de algum outro fator. Assim, é aconselhável fazer o autoexame mensalmente. Em frente ao espelho, em um local bem iluminado, procure por lesões na gengiva, bochechas, língua, assoalho e céu da boca. “Quando diagnosticadas no começo, essas lesões podem ser tratadas sem grandes transtornos”, diz a coordenadora do programa Envelhecer Sorrindo, Malu Frigerio, da Faculdade de Odontologia da USP.

Use escova interdental
Quando uma pessoa perde um ou mais dentes, é possível que os outros dentes migrem para ocupar o espaço vazio. Para facilitar a higienização, a escova interdental é ideal. “Também nos casos de próteses fixas, ou de implantes, esse tipo de escova acessa lugares que uma escova de dentes comum não consegue, devido ao tamanho, curvatura, quantidade de cerdas”, afirma Malu Frigerio.

Estimule a salivação
Alguns medicamentos costumam alterar o fluxo salivar, como os antidepressivos, muito usados nessa etapa da vida. Quando a medicação não puder ser substituída, há meios para estimular a salivação, como a goma de mascar e frutas cítricas. Se a sensação ainda persistir é possível lançar mão de saliva artificial, disponível no mercado. “A saliva artificial no entanto precisa ser reposta com frequência no caso do atrito da prótese com a mucosa provocar lesões ulcerosas”, diz a especialista.

Cuide bem da dentadura
As próteses totais, conhecidas como dentaduras, devem ser higienizadas após cada refeição. A prótese deve ser segurada firmemente para evitar que caia e sofra uma fratura. O ideal é usar uma escova para prótese e um sabão neutro para remover resíduos de alimentos. Enxague abundantemente com água corrente.

Duas vezes por semana, é recomendado colocar as próteses, durante 30 minutos, em uma solução com 100ml de água e uma colher de chá de água sanitária ou vinagre branco. Também é preciso enxaguar bem. “Existem no mercado produtos efervescentes, que também são capazes de realizar essa função de limpeza”, afirma Malu.  

Outro ponto importante é limpar gengiva, língua e bochechas com uma escova de dentes macia.

Vá ao dentista
Assim como em qualquer fase da vida, os idosos precisam visitar o dentista regularmente. Em casos controlados, o ideal é ir de seis em seis meses.

Fonte: www.terra.com.br

 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Aparelhos móveis precisam de cuidado especiais

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Dental, por Redação

Ministério da Saúde libera mais R$ 16,4 milhões anuais para a confecção de próteses dentárias

Com a ampliação dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias por todo o país, que deverá chegar ao total de 1.232 em 2012, o Ministério da Saúde ampliou os recursos que serão destinados anualmente para a confecção de próteses dentárias.

Dental, por Redação

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. T

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=