Publicado por Redação em Dental - 04/05/2015

Colega com halitose: como lidar com o problema no trabalho

Stress é um dos principais gatilhos para o mal hálito

Abordar esse tema no escritório não é fácil e requer cuidado. Diálogo, palestras e alertas anônimos podem ser opções

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Halitose mostrou que a maioria dos portadores de mau hálito se sente grato por ter sido alertado a respeito da situação. Mas e quando esse problema está no meio profissional? Qual a melhor forma de avisar um colega que ele está com um “bafinho”?

A verdade é que a halitose atrapalha a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa e, não importa onde ela aconteça, sempre será um tema de difícil abordagem. Independente disso, Fernando Bueno, gerente de Recursos Humanos da Duarte&Dantas Associados, acredita que o diálogo deve sempre ser a primeira opção.

“De forma discreta, o assunto deve ser abordado, mas é necessário estar preparado para uma recepção negativa. A falta de diálogo pode fazer comentários maldosos crescerem nos corredores e criar um clima ainda mais hostil dentro da empresa. Ignorar esse problema pode fazer com que empresas percam bons funcionários”, diz Fernando.

Já para Christina Iamnhuque, responsável pelo Departamento Pessoal da Associação Desportiva São Caetano, há outras formas de abordar o tema sem causar constrangimentos aos funcionários. “A pessoa que está passando por esse problema muitas vezes nem sabe disso, portanto merece respeito e acolhimento. Uma opção alternativa é a empresa oferecer palestras que alertem todos sobre o problema e como lidar com ele no meio empresarial. Dessa forma, todos ganham sem constrangimento”, diz Christina.

Uma terceira opção é fazer o alerta de forma anônima. O SOS Mau Hálito é um serviço gratuito da Associação Brasileira de Halitose. “Basta entrar no site, digitar o endereço de email da pessoa que sofre com o problema que o site manda um aviso, anônimo, para ela”, diz Arany Tunes, dentista especializado no tratamento da halitose.

Halitose x sucesso profissional
Quem sofre com o mau hálito muitas vezes, por vergonha, deixa de socializar e até mesmo de se destacar dentro da empresa em que trabalha e é por isso que o alerta se faz tão necessário.

“Conheço dezenas de pessoas que não aceitaram uma promoção no emprego, simplesmente para não ter que participar de reuniões ou situações em que ele seria o foco das atenções”, diz Arany.

Principal inimigo: o estresse
O ambiente empresarial altamente competitivo é uma das causas mais comuns de estresse atualmente. E o estresse é umdos principais gatilhos para a halitose. “O estresse provoca alterações salivares, no padrão do sono, mudanças alimentares e comportamentais que podem resultar no aparecimento do mau hálito. No caso das alterações salivares, a imunidade da cavidade oral fica comprometida, favorecendo o crescimento de bactérias que podem provocar mau cheiro”, diz o especialista.

Por isso, não é raro ver pessoas relatarem que o mau hálito surgiu "coincidentemente" com uma fase complicada no trabalho. Mas o problema é quando essa fase complicada passa, mas o mau hálito permanece. “O importante é ficar alerta para os sinais que nosso organismo emite: boca seca, gosto amargo na boca e sensação de que ela não está limpa mesmo depois de escovar os dentes são alertas de que algo está errado e que você pode estar com o hálito alterado. Pergunte para alguém da sua intimidade ou procure um especialista no assunto”, diz Arany.

 

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Inglês recupera parte da visão com implante de dente

Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente

Dental, por Redação

Planos de saúde terão que cobrir mais quatro procedimentos odontológicos

 Com as novas medidas, passam a constar a realização de enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva, tunelização e teste de Ph da saliva

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

Metlife é Top Of Mind em assistência odontológica

A MetLife recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH, promovido pela Fênix Editora e pelo jornal O Estado de São Paulo, na noite da última quinta-feira, 18, em São Paulo. A seguradora é líder mundial em seguro de vida,

Dental, por Redação

Tratamento odontológico em gestantes

A maioria das gestantes ficam muito felizes e ansiosas esperando a chegada dos seus bebês, e esquecem que a procura ao dentista que é muito importante.

Deixe seu Comentário:

=