Publicado por Redação em Dental - 22/08/2014

Cirurgiões-Dentistas buscam equiparação salarial

Em 12 de agosto, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou Audiência Pública com a finalidade de analisar propostas visando à adoção de equiparação salarial em âmbito estadual entre as categorias profissionais de Cirurgiões-Dentistas e Médicos.

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades da categoria, bem como da de médicos e de farmacêuticos, que se solidarizam com o pleito.

Ressaltando que as reivindicações têm sido feitas em conjunto pela APCD, ABCD e Crosp, o secretário-geral do Crosp, Marco Antonio Manfredini, reforçou que os funcionários públicos do Estado perderam a equiparação salarial que tinham com a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos, em 2013 e, agora, os Cirurgiões-Dentistas querem a aprovação de Projeto de Lei Complementar (PLC) que acabe com essa disparidade, pois as carreiras são similares, e também a criação de plano de carreira.

Desde 2013 já houve sinalização, por parte do governo do Estado, de que há intenção de enviar este PLC. Uma vez na Assembleia, os Cirurgiões-Dentistas pretendem requerer sua tramitação com urgência. Além disso, foi ressaltado que a rubrica específica para essa equiparação, que deve ser expandida para aposentados e pensionistas, precisa ser incluída urgentemente no Orçamento do Estado para 2015.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Sílvio Jorge Cecchetto defendeu a valorização da saúde bucal nos serviços públicos, que sofre com o descaso do governo. “Nossas reivindicações são honestas e não pedem nada além do que é justo; até pela responsabilidade que o profissional de Odontologia exerce com a saúde bucal e geral da população, já que a saúde começa pela boca!”

A secretária-geral da APCD Central, Maria Ângela Marmo Fávaro destacou que “o Cirurgião-Dentista não é apenas a pessoa que faz obturações. Há diversas patologias que podem ser diagnosticadas por esse profissional, a quem cabe ainda o cuidado estético”.

Maria Lúcia Portes, do Grupo Técnico de Cirurgiões-Dentistas Funcionários e Servidores do Estado, somou-se às reivindicações de valorização do servidor público da área odontológica.

Além da presidente da comissão, a deputada estadual Telma de Souza que conduziu a audiência junto com o deputado estadual Carlos Neder, estiveram presentes os deputados estaduais Heroilma Soares Tavares, Luciano Batista, Adriano Diogo, Gerson Bittencourt, Alencar Santana, Aldo Demarchi, Welson Gasparini e Itamar Borges.

APCD - Com informações do Diário Oficial do Estado de São Paulo


Posts relacionados

Dental, por Redação

Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista

Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.

Dental, por Redação

Infecções bucais de bebês podem ser evitadas

Pais precisam higienizar a boca da criança

Dental, por Redação

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.

Deixe seu Comentário:

=