Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/11/2014

Cientistas usam "Harry Potter" para pesquisar sobre o cérebro

Um grupo de cientistas usou um capítulo de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" para identificar o que as diferentes regiões do cérebro fazem durante a leitura.

Usando aparelhos de imagens por ressonância magnética funcional (FMRI, na sigla em inglês), pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, examinaram o cérebro de oito pessoas enquanto liam o livro de J.K. Rowling. O resultado foi o desenvolvimento do primeiro modelo computacional integrado para análise da leitura. O estudo foi publicado na quarta-feira (26) na revista PLoS One.

Após o FMRI, os resultados foram analisados - em cada milímetro cúbico dos cérebros -, para desvendar a atividade apresentada pelas diferentes regiões para cada conjunto de quatro palavras lidas pelos voluntários.

De acordo com os cientistas, foi possível identificar quais partes do cérebro são responsáveis por cada subprocesso da leitura, como decompor sentenças, determinar o sentido das palavras, entender a relação entre personagens e interpretar regras gramaticais.

Segundo o coordenador do estudo, Tom Mitchell, o novo modelo ainda é inexato, mas poderá ser útil para estudar distúrbios da leitura como a dislexia.
Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara pode cancelar obras viárias em Itaquera se terreno não for doado

Dono de área de 200 mil metros quadrados próximo a estádio prometeu doar parte do imóvel à prefeitura

Notícias Gerais, por Redação

Veja dicas para se tornar fornecedor de grandes empresas

Para os pequenos e médios fornecedores, uma boa oportunidade para se estabelecer no mercado é conseguir um contrato com uma grande companhia. A parceria pode render bons retornos financeiros. Porém, é preciso atenção especial para lidar com esse tipo de cliente.

Notícias Gerais, por Redação

ABC Brasil atinge lucro de R$ 56,9 mi no primeiro trimestre, queda de 6,2%

O ABC Brasil (ABCB4) registrou lucro líquido de R$ 56,9 milhões no primeiro trimestre do ano, o que representa queda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Deixe seu Comentário:

=