Saúde Empresarial » Gestão de Saúde » Check-up


No Brasil, assim como em todo o mundo, as principais causas de mortes são os problemas cardiovasculares como: infarto, hipertensão, derrame, insuficiência cardíaca, aneurisma, e outros tantos. Devido ao estilo de vida moderno e a agitação do dia a dia, a tendência é de maior incidência dessas doenças, surpreendendo os executivos das empresas que não se cuidam.

Para evitar que problemas de saúde não detectados prejudiquem a qualidade de vida e causem danos irreversíveis, o Check-up tem como objetivo de antecipar-se às enfermidades, detectando de modo precoce alterações no funcionamento do organismo, oferecendo um programa de diagnóstico integrado à identificação de fatores de riscos físicos e psicológicos, propiciando melhor qualidade de vida aos colaboradores.

As empresas disponibilizam esse benefício geralmente para os cargos de gerência e diretoria, pois são pessoas que elaboram o planejamento estratégico e decidem em conjunto o futuro das companhias.

A avaliação levará em conta o histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes familiares. A seguir temos alguns  exames que podem compor o Check-up: Pletismografia venosa e Doppler arterial dos membros inferiores, EcoDoppler de carótidas e vertebrais e de aorta abdominal, Ergoespirometria, além da mais completa orientação nutricional e para atividade física. Tudo isso visando detectar e prevenir as seguintes situações:

Problemas com a Aorta Abdominal– A aorta pode dilatar-se formando o aneurisma aórtico, que enquanto cresce não apresenta sintoma algum. Somente quando atinge tamanho muito grande pode causar lombalgia, impotência, ou mesmo romper-se, provocando estado de choque no indivíduo, não dando tempo para o atendimento e causando a morte.

Problemas com Carótidas e Vertebrais– A disposição de placas de ateroma nas artérias que levam o sangue ao cérebro não apresentam sintomas até a ocorrência de acidente vascular cerebral (derrame). O EcoDoppler dessa região permite a visualização de placas ainda incipientes, possibilitando o diagnóstico precoce e seu tratamento antes do evento.

Membros inferiores– A mesma doença que leva ao infarto do miocárdio pode causar a insuficiência arterial nas pernas. Antes que ocorra dor, úlcera ou gangrena, pode-se, através do Doppler arterial, estudar as condições de irrigação dos membros inferiores e tomar as medidas cabíveis para antecipadamente cuidar do problema. Analisando as veias dos membros inferiores, através da Pletismografia, pode-se detectar as insuficiências das valvas venosas antes do aparecimento de varizes, ou mesmo de trombose venosa profunda.

Ergoespirometria– É o teste ergométrico associado à medida direta das trocas gasosas. Fornece dados e subsídios para a prescrição de atividade física personalizada com aproveitamento máximo e elaboração da dieta ideal. Entretanto, os indivíduos obesos e sedentários realizarão o teste ergométrico simples para afastar qualquer problema cardíaco. Os indivíduos que, ao iniciarem o teste, estiverem com a pressão arterial elevada não poderão realizar este exame, que será substituído pela Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).

Orientação nutricional– É desenvolvida de forma personalizada uma completa orientação nutricional, baseada nos hábitos de vida e preferências alimentares do indivíduo, adequando as necessidades detectadas nas avaliações físicas e laboratoriais realizadas.

Atividade física– Baseado no resultado do Teste Ergométrico/Ergoespirometria e no potencial do indivíduo, é elaborado um programa personalizado de atividades balanceadas e específicas.

Após os resultados, dependendo do perfil epidemiológico que é diagnosticado, existe a possibilidade de elaborar a gestão de saúde para a prevenção de doenças, exemplo: Câncer de pulmão (Antitabagismo), ou para a gestão de doenças crônicas, com o acompanhamento de pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras.

"O texto não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem autorização do titular. A previsão legal está no artigo 29 da Lei 9610/98"