Publicado por Redação em Dental - 09/12/2013

Chá pode ser solução contra mau hálito e cáries, diz estudo

Um estudo preparado pelo microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos Estados Unidos, indicou que substâncias presentes no chá destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como as cáries. Segundo o pesquisador, o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microrganismos nocivos à higiene bucal, assim como o chá preto, devido à cafeína.

Um outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que a ação contra o mau hálito do chá se deve à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis, que reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.

As pesquisas foram concluídas há dez anos, e até hoje especialistas acreditam na ação do chá para prevenir o mau hálito. “Como o mau hálito é fisiológico, toda a população precisa prevenir a halitose, e o chá verde é uma bebida popular com ação antibacteriana, antioxidante, anticarcinogênica e removedora de odor”, diz Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose – ABHA.

Outro ponto é que a ingestão da bebida não tem restrição de quantidade, uma vez que, quanto mais ingestão de líquidos, mais salivação e menos halitose. Por isso que o consumo de água e frutas que aumentem o fluxo salivar – as mais ácidas – é recomendado. “Porém, como existem mais de 60 causas da halitose, precisamos primeiro diagnosticá-las e tratá-las, e isso só quem faz é o dentista especializado no tratamento de halitose”, afirma.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Deixe seu Comentário:

=