Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/08/2016
Campanha da Unimed desmistifica Planos de Saúde e convida ao Diálogo com Operadoras
Em parceria com a Latin Sports, o Instituto Se Toque realiza sua primeira corrida e caminhada de rua.
Plano de saúde sem dúvida. Conversando a gente se entende. Esse é o foco da campanha publicitária que a Unimed, líder do mercado brasileiro de medicina suplementar, vai veicular nos próximos 12 meses. “Não vamos fazer uma campanha para a operadora ou para a marca, e sim um conjunto de ações de agenda positiva para ressaltar a importância da saúde privada”, explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.
Por 30 dias, serão divulgados spots na Rádio Bandnews, com esclarecimentos sobre temas relevantes dos planos de saúde. Além disso, a agenda positiva terá um hotsite interativo (www.planodesaudesemduvida.com.br), com informações e respostas às dúvidas recebidas pela operadora; banners e vídeos em sites e redes sociais.
A campanha é uma iniciativa da Central Nacional Unimed, apoiada pelo Sistema Unimed, com dois objetivos principais: “Queremos levar informações relevantes sobre plano de saúde para toda população e evidenciar a sustentabilidade do negócio que, assim como qualquer outro, precisa de resultados positivos para se manter em atividade”, salienta Luiz Paulo Tostes, diretor de Marketing, Mercado e Comunicação da operadora.
Um dos fatos que motivaram a decisão de convidar os brasileiros a conhecer melhor o funcionamento da saúde suplementar foi a judicialização da medicina. Na Central Nacional Unimed, seis em cada 10 liminares envolvendo OPME (órteses, próteses e materiais especiais) chegam antes mesmo do pedido médico. Em muitos casos, a imprensa também é procurada antes da operadora, sobretudo quando o usuário desconhece o que foi contratado.
“É urgente esclarecer as dúvidas mais frequentes de quem já tenha plano de saúde ou pretenda adquiri-lo. A campanha também é um estímulo ao diálogo, pois temos certeza de que conversando a gente se entende, minimizando conflitos gerados por confusões ou desconhecimento do que está definido nos contratos”, observa Mohamad Akl.
Comparações
A abordagem da campanha é bem didática e direta. Como há muitos mitos sobre planos de saúde, que são avaliados como se fossem serviços públicos, as peças recorrem a comparações com outros produtos consumidos pelos brasileiros.
Na compra de um celular, por exemplo, o consumidor avalia, dentre outras coisas, se é 4G, duração da bateria, número de megapixels da câmera fotográfica, resistência a quedas, recurso para autoselfie (fotografia do próprio usuário). Em função dessas características, o aparelho será mais ou menos caro.
A mensalidade de um plano de saúde também varia de acordo com os recursos da rede credenciada (como hospitais e laboratórios), enfermaria ou apartamento (acomodação em quarto coletivo ou individual), abrangência (local, regional ou nacional). Todos os planos atendem ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é atualizado bienalmente, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Outro exemplo para comparação: o comprador de um automóvel considera questões como potência do motor, consumo de combustível, itens de segurança, ar-condicionado, design, acessórios etc. Um carro de luxo, portanto, é bem mais caro do que um modelo popular.
Na saúde suplementar isso também ocorre. Serviços como coleta domiciliar para exames, atendimento on-line 24 horas, reembolso de despesas, check-up executivo e acesso a hospitais de primeira linha fazem parte de pacotes com mensalidades mais caras.
Campanha Plano de Saúde sem Dúvida
Anunciante: Central Nacional Unimed
Agência: Lowfat Comunicação Ltda.
Produtora: Março Produções
Fonte: Portal Segs