Publicado por Redação em Previdência Corporate - 27/04/2012

Câmara pede que fim do fator previdenciário seja votado com urgência

O presidente da Câmara, Marco Maia, pediu na última quinta-feira (26) que o fim do fator previdenciário  seja votado com urgência. Segundo ele, o pedido atende uma solicitação do grupo de trabalho parlamentar que analisou a questão no ano passado.

Apesar de não haver data prevista para a votação em Plenário, o PL 3299/08, tem como objetivo, substituir o fator previdenciário atual por outro mecanismo que atenda a previdência e os trabalhadores. “O objetivo da aprovação dessa urgência é estimular os setores envolvidos – parlamentares, centrais sindicais e governo – a darem início a um processo de negociação de um acordo para a substituição do fator previdenciário por um outro mecanismo que atenda tanto a questão previdenciária quanto os trabalhadores”, explica Maia.

Segundo o presidente, é importante que a proposta de mudança seja equilibrada. “O que temos de buscar é uma proposta equilibrada que garanta a sustentabilidade da Previdência, mas, ao mesmo tempo, não seja tão injusta com os trabalhadores", acrescenta.

Governo
De acordo com a Agência Câmara, Maia comentou o tema com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e segundo ele, a ministra não manifestou qualquer preocupação em relação ao assunto.

Apesar disso, o presidente afirmou que a decisão de aprovar a urgência para a proposta não tem nada a ver com o governo. “Esse assunto é do âmbito da Câmara”, afirma, explicando que a manutenção “pura e simples” do fator previdenciário é ruim para os trabalhadores brasileiros. “A Câmara quer aprovar uma proposta mais justa”, completa.

Em março, durante uma audiência na Câmara, o governo admitiu que o fator previdenciário, criado em 1999, não conseguiu atingir seu objetivo principal, de adiar a aposentadoria dos trabalhadores do Regime Geral da Previdência Social. O fim do fator já havia sido aprovado no Congresso em 2010, mas a proposta foi vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fator previdenciário
O fator previdenciário incentiva o contribuinte a deixar a aposentadoria para depois. Para isso, o instrumento leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o cálculo do fator foi alterado, postergando ainda mais a aposentadoria do trabalhador. Segundo o INSS, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado de 55 anos de idade e 35 de contribuição que pedir a aposentadoria a partir de agora terá de contribuir por mais 41 dias para manter o mesmo valor do benefício.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria do INSS bate a da previdência

Muitos torcem o nariz ao falar da Previdência Social brasileira. A maioria dos contribuintes acha o regime injusto, reclama do valor da aposentadoria e, principalmente, do fator previdenciário. 

Previdência Corporate, por Redação

IR: saiba o que fazer se acha que ficou na Malha Fina

Com a liberação do primeiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), os contribuintes que não foram listados neste lote acabam se preocupando se caíram ou não na malha fina.

Previdência Corporate, por Redação

Governo busca alternativa para Previdência do setor público

O governo está buscando uma alternativa para reduzir o déficit da Previdência dos servidores públicos federais.

Deixe seu Comentário:

=