Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2015

Câmara aprova redução de idade mínima para deputado, senador e governador

Candidato a deputado deverá ter, no mínimo, 18 anos. Proposta ainda deve ser aprovada em segunda votação na Câmara

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (11), por 337 votos a 73, emenda à proposta da reforma política que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para quem quer se candidatar a deputado federal ou estadual. Os parlamentares também aprovaram a proposta que altera a idade mínima para senadores e governadores, que passa a ser de 29 anos.

Atualmente, para ocupar uma cadeira no Senado o candidato precisa ter pelo menos 35 anos. Para governadores, a idade mínima é 30 anos. Os deputados mantiveram em 21 anos a idade mínima para candidatos a prefeito e em 18 anos a exigência para alguém se candidatar a vereador. Também não foi alterada a idade mínima para assumir a presidência da República, que é 35 anos.

A análise dos requisitos para se candidatar a cargo eletivo é um dos tópicos da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, de acordo com o G1, que começou a ser votada no final de maio pelo plenário da Câmara. A proposta ainda terá de passar por um segundo turno de votação na Câmara e depois será encaminhada ao Senado.

Mudança na data de posse

O plenário também aprovou a mudança na data de posse de presidente da República que, atualmente, ocorre dia 1º de janeiro. A emenda altera a posse presidencial para o dia 5 de janeiro do ano seguinte à eleição, e a de governadores, para o dia 4. ntre o primeiro dia do ano e a data da posse, a Presidência da República será exercida conforme a ordem de sucessão prevista na Constituição, afirma a Folha de São Paulo.

Na quarta-feira (10) à noite, a Câmara aprovou pontos polêmicos da reforma, entre eles o mandato de cinco anos para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Fonte: Revista Época


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo não poupará medidas para controlar inflação, diz Mantega

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que o governo não poupará medidas para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que destacou que em breve serão anunciadas desonerações aos setores sucrolacooleiro e químico.

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência com cheques cresce 3,93% em julho

O nível de inadimplência dos brasileiros com cheques continua subindo. Do valor total dos cheques transacionados em julho deste ano, 2,91% ficaram inadimplentes, enquanto em junho o índice foi de 2,80%. Na comparação dos dois períodos, a alta foi de 3,93%.

Notícias Gerais, por Redação

ANP: consumo de combustíveis em 2011 cresce 3%; etanol cai

O consumo de combustíveis no Brasil no ano passado foi 3% superior ao registrado em 2010, ou 121,4 bilhões de l, ante 117,9 bilhões de l, segundo informou a Agência Nacional de Petroléo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quinta-feira.

Deixe seu Comentário:

=