Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2015

Câmara aprova redução de idade mínima para deputado, senador e governador

Candidato a deputado deverá ter, no mínimo, 18 anos. Proposta ainda deve ser aprovada em segunda votação na Câmara

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (11), por 337 votos a 73, emenda à proposta da reforma política que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para quem quer se candidatar a deputado federal ou estadual. Os parlamentares também aprovaram a proposta que altera a idade mínima para senadores e governadores, que passa a ser de 29 anos.

Atualmente, para ocupar uma cadeira no Senado o candidato precisa ter pelo menos 35 anos. Para governadores, a idade mínima é 30 anos. Os deputados mantiveram em 21 anos a idade mínima para candidatos a prefeito e em 18 anos a exigência para alguém se candidatar a vereador. Também não foi alterada a idade mínima para assumir a presidência da República, que é 35 anos.

A análise dos requisitos para se candidatar a cargo eletivo é um dos tópicos da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, de acordo com o G1, que começou a ser votada no final de maio pelo plenário da Câmara. A proposta ainda terá de passar por um segundo turno de votação na Câmara e depois será encaminhada ao Senado.

Mudança na data de posse

O plenário também aprovou a mudança na data de posse de presidente da República que, atualmente, ocorre dia 1º de janeiro. A emenda altera a posse presidencial para o dia 5 de janeiro do ano seguinte à eleição, e a de governadores, para o dia 4. ntre o primeiro dia do ano e a data da posse, a Presidência da República será exercida conforme a ordem de sucessão prevista na Constituição, afirma a Folha de São Paulo.

Na quarta-feira (10) à noite, a Câmara aprovou pontos polêmicos da reforma, entre eles o mandato de cinco anos para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Fonte: Revista Época


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bom humor na Europa contagia bolsa brasileira

Sem referência das bolsas nos Estados Unidos, fechadas por causa do feriado do Dia do Trabalho, o Ibovespa se manteve no campo positivo, puxado pelo bom humor na Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Com greve, passageiro deve checar voo antes de sair de casa

Com a greve de 48 horas dos aeroportuários nos aeroportos internacionais de Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Brasília, as companhias aéreas recomendam que as pessoas com viagem marcada para hoje e amanhã chequem a situação dos voos antes de sair de casa.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera sem tendência firme; dólar marca R$ 1,88

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera sem tendência firme nas primeiras horas da rodada de negócios desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=