Publicado por Redação em Vida em Grupo - 10/05/2012
Brasileiro é fiel à seguradora e se importa com marca
A pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com cerca de 24 mil consumidores, mostra que o aumento da exigência e o acesso às tecnologias significam que a indústria de seguros está encarando um cliente mais informado e, portanto, mais seletivo. De acordo com o levantamento, as operadoras de seguros que não conseguirem ser rápidas para atender melhor os consumidores correm o risco de ficar para trás.
O brasileiro é sensível a preço. No entanto, a importância atribuída à marca na escolha do provedor é maior do que em qualquer outro país pesquisado. Quando perguntados os motivos para a escolha de uma seguradora, 58% dos entrevistados brasileiros apontaram que o mais importante eram marca e preço; para 44%, o serviço; e, para 32%, o produto. Isso mostra o esforço que as seguradoras brasileiras devem realizar para a construção da marca. No Canadá, 33% acreditam que a marca é o mais importante e na Polônia, apenas 23%.
O estudo revela que, no País, entre os produtos de vida e previdência mais consumidos, estão: seguros de vida (52%), seguro funerário (30%) e previdência (23%). Nos demais seguros, o ranking é formado por: automóveis (53%), saúde (32%) e contra acidentes (27%).
Nos produtos de vida e previdência, os resultados obtidos no Brasil não diferem daqueles observados nas Américas. Entre os principais destaques está o fato de que o consumidor confia na indústria, é fiel ao seu provedor atual e gostaria de adquirir mais produtos de um mesmo fornecedor. Além disso, são bem-informados e pretendem obter ainda mais informações para compras futuras - com maior participação dos meios on-line.
"Os consumidores também respondem bem a tentativas direcionadas de vendas-cruzadas, desde que a proposta de valor esteja clara e seja atrativa", explica Rodrigo Dantas, sócio da área de Serviços Financeiros da Ernst & Young Terco e responsável pela pesquisa no Brasil.
Fonte: dgabc