Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/01/2013

Brasil fica no 6º lugar de país com mais empresários otimistas

Os empresários no Brasil estão otimistas em relação à economia do País para os próximos 12 meses. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela da consultoria Grant Thornton International, 77% dos empresários locais estavam otimistas no quatro trimestre do ano passado, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O resultado deixa o País na sexta posição no ranking mundial de otimismo.

Segundo a consultoria, o resultado é "excepcionalmente maior que os 4% apresentado globalmente". O estudo é feito com 12 mil empresas em 40 economias, sendo 300 companhias brasileiras.

"O Brasil deve começar a sentir os efeitos da política fiscal e monetária do governo agora. Além disso, com a proximidade da Copa e Olimpíadas, as obras de infraestrutura terão que acontecer", disse em nota Paulo Sérgio Dortas, da Grant Thornton Brasil.

A pesquisa aponta ainda que dos executivos ouvidos, 64% preveem aumento das receitas nas empresas, 51% estimam elevar a lucratividade, 44% esperam contratar mais e investir em máquinas e equipamentos em 2013. "O grande entrave para os planos de expansão das empresas continua sendo a burocracia", diz a pesquisa, que aponta que para 55% dos empresários, regulamentações e entraves burocráticos são os principais fatores que podem restringir o crescimento, seguidos pela falta de mão de obra qualificada (49%) e pelo custo do financiamento (33%).

O estudo aponta também que 72% dos empresários esperam crédito mais acessível em 2013, 16 pontos percentuais a mais que o registrado no ano passado.

Países

Na lista dos países mais otimistas estão os empresários dos Emirados Árabes (88%), Peru (86%), Geórgia (84%), Chile (82%) e México (78%). Na contramão, estão Japão (-70%), Espanha (-67%) Finlândia (-50%) e França (-49%).

A Grant Thornton aponta que, regionalmente, a América Latina é a região mais otimista, com 69% dos empresários prevendo boas perspectivas para 2013. Já o nível de otimismo entre os empresários americanos ficou em 50% no segundo trimestre e desabou para -4% no quarto trimestre, o menor nível desde a crise financeira de 2008.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai 0,96% após governo zerar IOF sobre operações

O dólar fechou em queda ante o real nesta quinta-feira, com o movimento acelerado na reta final do pregão, após o governo adotar mais uma medida para conter o avanço da divisa americana no mercado local.

Notícias Gerais, por Redação

Injeção do BCE no sistema bancário supera previsões

Os bancos tomaram 530 bilhões de euros na segunda oferta de financiamentos de três anos do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira, levemente acima das previsões,

Notícias Gerais, por Redação

Após 4 pregões positivos, Bovespa abre operações no vermelho

Após quatro pregões positivos, período em que acumulou valorização de 5%, a Bolsa brasileira abriu os negócios desta quinta-feira em baixa, na cola do mercado de ações europeu.

Deixe seu Comentário:

=