Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/03/2012
Brasil, EUA e Canadá buscam estreitar laços ações na área de vigilância sanitária
Países querem estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências
Entender o ambiente regulatório brasileiro para aproximar práticas e ampliar o fluxo de informações entre as autoridades sanitárias. Com esse objetivo, representantes da Anvisa, FDA e Health Canada estiveram no Rio Grande do Sul, nesta última quinta-feira (22/3), em visita técnica à linha de produção de uma empresa nacional de produtos médicos. Durante o encontro, os auditores percorreram as dependências da fábrica gaúcha e conversaram sobre procedimentos, rotinas e roteiros de inspeção.
A perspectiva dos representantes das agências brasileira, norte-americana e canadense é estreitar laços, de forma a possibilitar o enfrentamento conjunto de desafios comuns e a busca de estratégias colaborativas. “Buscamos uma nova forma de fazer vigilância sanitária e isso requer mudanças significativas”, ressaltou Mike Ward, da agência Health Canada.
“Promover saúde pública no atual cenário internacional exige uma abordagem mais inteligente dos entes reguladores de maneira a favorecer as trocas comerciais sem comprometer a segurança da população”, complementou Ward.
A necessidade de se estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências para assegurar a continuidade do esforço de aproximação foi destacada pelos especialistas dos três países. “Precisamos definir um plano de ação e avançar na reflexão sobre as diferenças de cada sistema regulatório”, pontuou Kimberly Trautman, do FDA. Ela destacou que o entendimento da estrutura regulatória de cada país é importante para que a convergência de ações ocorra de forma sólida.
O diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassman, reafirmou o compromisso do Brasil com a cooperação. “A Anvisa está disposta a contribuir e compartilhar informações e experiências. Essa troca é fundamental para aprimorar práticas”, disse.
Fonte: Anvisa