Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/05/2011

Brasil é referência na assistencia de Soropositivos

Em declaração, diretor-executivo do Fundo Global para Aids, disse que a atuação do País na luta contra a Aids é fundamental

Em declaração dada na 64a Assembleia Mundial da Saúde, o diretor-executivo do Fundo Global para Aids, Malária e Tuberculose, Michel Kazatchkine, disse que A atuação do Brasil na luta contra a Aids é fundamental para o fortalecimento das ações em todo o mundo. Além disso, no último domingo, (15), quando encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Genebra, Kazatchkine elogiou o modelo brasileiro de assistência aos soropositivos e destacou o papel brasileiro como referência internacional no desenvolvimento de políticas para o setor. As informações são do Estado de S. Paulo.

Para ele, o Brasil tem desenvolvido políticas eficientes de distribuição de medicamentos e de atendimento humanizado aos pacientes diagnosticados com a doença que servem de modelo para outros países.

O ministro Alexandre Padilha, que está em Genebra participando da 64ª Assembléia Mundial da Saúde, se comprometeu em manter a prevenção e o combate à Aids entre as prioridades do setor no país.


Cooperação Internacional

A cada ano, o Brasil registra, em média, 35 mil casos de aids. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços de diagnóstico - incluindo o aconselhamento ante e após o teste -, atendimento médico e acesso gratuito aos medicamentos, além do financiamento de ações de vigilância e prevenção nos estados, com investimentos anuais de cerca de R$ 1,2 bilhão ao ano. Atualmente, 210 mil pessoas estão em tratamento na rede pública.


Dos 20 medicamentos oferecidos gratuitamente, 10 são produzidos no país como parte da política do governo federal de fortalecimento da indústria nacional. Com o conhecimento adquirido, o Brasil mantém cooperações internacionais no setor, principalmente com países do hemisfério Sul. Um dos destaques é a implantação de uma fábrica de antirretrovirais em Moçambique, na África.

Outra referência importante são as campanhas anuais de prevenção da doença, geralmente lançadas durante o carnaval. Este ano, a campanha foi voltada a mulheres jovens, de 15 a 24 anos, com foco no estímulo ao uso do preservativo pelo parceiro. Uma das metas da mobilização era sensibilizar a geração que não conviveu com os primeiros anos da doença para a importância do sexo seguro.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br 18.05.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ministro do Trabalho defende veto que mantém multa extra de 10% do FGTS

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu nesta sexta-feira (26) a manutenção da multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) paga por empresas em caso de demissões sem justa causa.

Notícias Gerais, por Redação

No PAF, Mantega diz que fundamentos serão mantidos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em mensagem do Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado nesta quinta-feira que os fundamentos que têm guiado a política econômica nos últimos anos foram mantidos.

Notícias Gerais, por Redação

MPEs: pontualidade de pagamento de dívidas atinge maior nível

As micro e pequenas empresas estão mais pontuais no que se trata de quitação de dívidas. Segundo pesquisa da Serasa Experian, em agosto, a cada 1000 pagamentos realizados pelas empresas, 957 foram quitados à vista ou com atraso de no máximo sete dias.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil é menos afetado pela crise externa, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que, apesar dos problemas externos, o Brasil ainda é um dos países menos afetados pela crise, pois depende menos dos mercados externos comparativamente a outros países emergentes.

Deixe seu Comentário:

=