Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/12/2011
Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA
As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008, com esperança de que dados vindouros sobre o emprego nos Estados Unidos sejam positivos e que uma solução ousada para a crise do euro seja apresentada na cúpula do dia 9.
Às 7h49 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 1,29%, aos 988 pontos, acumulando alta de 9% até agora nesta semana. Os bancos eram destaque. As ações do Commerzbank avançavam 3,3% e as do Natixis ganhavam 2,8%.
De acordo com economistas, os dados divulgados às 11h30 pelo governo dos EUA devem mostrar geração de 122 mil empregos pela economia do país em novembro, número que ultrapassaria o dado do mês passado e tranquilizaria os investidores sobre a saúde da maior economia do mundo.
Enquanto isso, na noite de quinta-feira, o presidente francês Nicolas Sarkozy pediu um novo tratado para incorporar uma disciplina orçamentária mais dura, um Fundo Monetário Europeu para ajudar economias em dificuldade e as decisões tomadas na zona do euro por maioria, e não por unanimidade.
"Foi um bom discurso antes da cúpula europeia, em 9 de dezembro, delineando as linhas gerais da nova Europa: mais solidariedade, mais disciplina, mais responsabilidade política", disse um operador de Paris.
Fonte: